twitter

Festivais de Música e animação de rua marcam Agosto Cultural em Braga

Festivais de Música e animação de rua marcam Agosto Cultural em Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de agosto de 2023, às 09:29

Até 31 de agosto, a cidade de Braga enche-se de arte, música e alegria

Agosto chegou e, em Braga, a agenda cultural continua repleta de propostas cativantes para desfrutar de uma programação ecléctica que enche a cidade de arte, de música e alegria. São os Ares de Verão que trazem uma brisa cultural que transforma a cidade numa enorme sala de espectáculos ao ar livre.

Este mês, destacam-se os Festivais de Música “Sons dos Noroeste” e “ESTEOESTE”. O primeiro realiza-se já a partir de amanhã, Quinta-feira, 3 de Agosto, na Praça Municipal. Num registo da música de raiz, com origens entre o Norte de Portugal e a Galiza e abordagens contemporâneas, este festival pauta-se pela celebração dos sons construídos a partir do noroeste peninsular, para a contemporaneidade e para o mundo. 

Sob o nome ESTEOESTE surge nas margens do Rio Este, junto ao Parque da Ponte, um festival para celebrar a essência musical da região. O evento, que surge na continuidade do Festival Limonada, pretende destacar-se como uma plataforma para a diversidade musical bracarense e irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Agosto.

Entretanto, este Domingo, 6 de Agosto, arrancam as tradicionais Tardes de Domingo, no Parque da Ponte. Até 3 de Setembro, todos os domingos serão dias de festa, alegria e música popular com a actuação de 15 grupos folclóricos do concelho de Braga. O início das actuações decorrerá sempre pelas 16h30.

A cultura está na rua vestindo as mais variadas formas. No próximo domingo à noite, 6 de Agosto, pelas 21h30, haverá animação com o grupo de percussão Ida e Volta a percorrer a Avenida Central. Este será também o palco da Gala de Fado, no sábado, dia 12, pelas 21h45.

No dia 19, pelas 18h00, será a vez da Tuna Universitária do Minho animar a Avenida Central. Segue-se a animação de rua com o Grupo Batalá Braga a percorrer as ruas do Centro Histórico.

O último fim de semana de Agosto é de grande entusiasmo e boa disposição no Centro Histórico com as actuações no dia 26, pelas 11h00, da Banda de Cabreiros, e pelas 18h00 da Tun’ao Minho no Largo Barão S. Martinho. No dia 27, há Bomboémia, pelas 19h00, nas ruas da cidade.