twitter

Vinho Verde Fest premeia excelência dos produtores da região

Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de julho de 2023, às 11:08

Certame continua hoje na Avenida Central

O concurso do Vinho Verde Fest mostrou a excelência dos produtores da região que estão presentes na décima edição deste certame.

A atribuição dos prémios decorreu ontem à tarde, na Avenida Central, onde o evento decorre até ao final do dia de hoje. No total, estiveram 88 vinhos a concurso, repartidos por oito categorias.

O presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, explicou que a competição tem por objetivo distinguir os melhores vinhos que se fazem na região.

«Este é um evento que já tem prestígio no mundo dos Vinhos Verdes, por isso o selo de vencedor neste concurso dá notoriedade acrescida aos vinhos», defendeu.

Por seu turno, Rafael Oliveira, responsável pelo concurso, destacou que «ao longo dos anos tem havido uma evolução positiva constante».

«Este ano tivemos excelentes vinhos em prova. Foi muito difícil a escolha dos primeiros classificados», revelou, realçando a «diversidade» registada, que fez com que as diferentes sub-regiões dos Vinhos Verdes estivessem bem representadas.

Na categoria Espumante, venceu o Solar da Pena Espumante Bruto Reserva, do Solar da Pena, ficando em segundo lugar o Souto Grande Rosé, da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes – Fermil, e em terceiro o Vinha dos 9 – Espumante Rosé Bruto IG Minho, da Vinha dos 9.

No Vinhão, o vencedor foi o Tapada dos Monges Vinhão 2022, dos Vinhos Norte, seguido pelo Via Latina Vinhão, da Vercoope, e o Madrinha 2022, da Adega dos Leões. 

Na categoria Tinto, ganhou o Lanyoso Vinhão Padeiro, da Quinta da Igreja, com o Tojeira Grande Reserva Tinto 2021, da Casa da Tojeira, em segundo lugar e o Casa de Vila Pouca Vinhão Reserva Carvalho 2021, da Casa de Vila Pouca na terceira posição.

O vinho Da Cuquinha Cainho de Moreira do Lima 2022, da Casa da Cuca, arrecadou o primeiro lugar na categoria Branco,tendo o Mulher e o Vinho, da Quinta de Soutelo, e o Caves da Cerca Reserva Branco 2021, das Caves da Cerca, ficado nos segundo e terceiro posto, respetivamente. Nos Alvarinhos, ganhou o Caves da Cerca Alvarinho Reserva 2018, das Caves da Cerca, seguido pelo Quinta da Raza Alvarinho, da Quinta da Raza, e o Burra de Ferro 2022, da Alvaminho. 

O vencedor da categoria Rosados foi o Folclore Rosé, do Solar da Pena, seguido pelo Adega Ponte da Barca Rosé, da Barcos Wine – Adega Coop. Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, e pelo Dom Diogo Padeiro, da Quinta da Raza.

Relativamente aos Vinhos com Estágio com Barrica, ganhou o Foral de Monção Alvarinho Reserva 2022, da Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, seguido pelo Quinta da Raza Family Collection n.º 2, da Quinta da Raza, e o Tojeira Grande Reserva 2019 Branco, da Casa da Tojeira.

No Loureiro, em primeiro lugar ficou o Dona Natércia, da Alvaminho, em segundo o Ouro Verde Escolha 2022, das Caves da Cerca, e em terceiro o Vinhas do Cruzeiro Loureiro 2022, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Promovido pela Associação Empresarial de Braga e pelo Município, o Verde Vinho Fest continua hoje, com a participação de 31 produtores de vinho e 12 expositores de comida. O certame abre às 16h00 e encerra às 24h00, contando com provas, conversas sobre vinhos, demonstrações culinárias e animação musical.