Nos dias 6 e 7 de janeiro, o Theatro Circo recebe “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues.
Com texto e encenação de Tiago Rodrigues e interpretação de Isabel Abreu, Romeu Costa, António Fonseca, Beatriz Maia, Marco Mendonça, Carolina Passos Sousa, António Parra e João Vicente, este espetáculo «conta a história de uma família com uma longa tradição de matar fascistas numa casa no sul de Portugal, perto da aldeia de Baleizão. Uma das jovens da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. É um dia de festa, de beleza e de morte. No entanto, Catarina é incapaz de matar ou recusa- se a fazê-lo. Estala o conflito familiar, acompanhado de várias questões. O que é um fascista? Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor? Podemos violar as regras da democracia para melhor a defender?», pode ler-se na sinopse.
Tiago Rodrigues e a equipa com quem trabalhou esta peça não queriam um espetáculo que apaziguasse, confirmasse ou mesmo assumisse saber o que o público pensa e quais são as suas crenças - «Queríamos uma peça que inquietasse, independentemente das convicções de quem a assistisse. Que proporcionasse prazer, naturalmente, mas um prazer inquietante», disse. A peça passa-se num futuro próximo, em 2028, de modo a falar da atualidade sem se basear em referências explícitas ao presente e à realidade, causando desconforto e uma familiaridade aparentemente distante. Ao longo do espetáculo surge, por vezes, o fantasma de uma personagem real opositora ao regime de Salazar – Catarina Eufémia, assassinada em 1954 – que conversa com o fascista do ano em que decorre a trama.
Depois da sua estreia em setembro de 2020, em Guimarães, o espetáculo já passou por salas de espetáculo de todo o mundo e arrecadou vários prémios em diversos países.
No Theatro Circo, a sessão de 6 de janeiro conta com legendagem, e a de 7 terá audiodescrição.
Os bilhetes estarão à venda amanhã, 23 de outubro a partir das 11h00. no Theatro Circo, nos locais habituais e online em https://www.bol.pt. O bilhete custa 20 euros (10€ euros para portadores do cartão Pentágono).