twitter

Jornadas do Ambiente no Hospital de Braga

Jornadas do Ambiente no Hospital de Braga
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de junho de 2023, às 16:59

"Sustentabilidade Ambiental nos Hospitais: qual o caminho?" é o tema principal das Jornadas do Ambiente que o Hospital de Braga organiza no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, entre as 09h30 e as 16 horas.

A primeira Na ocasião será subscrito um protocolo de colaboração entre o Hospital de Braga e os TUB - Transportes Urbanos de Braga que intensificará a cooperação entre as duas entidades nas áreas da mobilidade e do ambiente. 

“Juntamente com o compromisso de prestar cuidados de saúde de excelência - procurando sempre o superior interesse dos utentes - e da sustentabilidade económico-financeira, é um objetivo do Hospital de Braga continuar a caminhar em direção à sustentabilidade ambiental, sendo de grande importância o debate, a reflexão e a partilha de boas práticas”, explica João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga. 

Promovidas pelo Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, as Jornadas do Ambiente permitirão abordar as boas práticas ambientais em contexto Hospitalar, estando prevista a participação de representantes da Câmara Municipal de Braga, TUB, Agere, Braga Ciclável e de diversas entidades que atuam no sector do ambiente. 

Após a sessão de abertura, o programa inclui uma sessão sobre “Hospitais Sustentáveis” em que será analisado o Guia "Hospitais Sustentáveis", a eficiência energética nos Hospitais e a valorização de resíduos nos Hospitais. 

No segundo painel, sobre o “Benchmarking de Boas Práticas Ambientais”, serão analisados exemplos de boas práticas, nomeadamente, “Iluminação com tecnologia LED no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, “Ovar: Hospital sem papel”, “Eficiência Energética: Plano de Redução de Consumos 2022-2024” no Hospital Vila Franca de Xira e “Sustentabilidade Ambiental no Hospital de Braga”. 

O último debate será sobre a “Sustentabilidade Ambiental no Bloco Operatório”, estando prevista apresentações sobre “Bloco Operatório Verde”, “Triar ou não triar, eis a questão?”, “Redução da Pegada Ecológica”, “Redução de Resíduos na Cirurgia às Cataratas” e “A Pegada Ecológica dos Gases Anestésicos.