twitter

Bicavalaria do Minho realiza “Bênção das Mulinhas” em Santiago de Compostela

Bicavalaria do Minho realiza “Bênção das Mulinhas” em Santiago de Compostela
Fotografia DR

Redação

Publicado em 21 de maio de 2023, às 10:04

A tradicional “Bênção das Mulinhas” realiza-se este fim de semana.

A Bicavalaria do Minho realiza, este fim de semana, a tradicional “Bendición das Mulinhas” num passeio a Santiago de Compostela. Com 26 carros inscritos e perto de 60 pessoas, a comitiva partiu este sábado em direção a Sanxenxo, e ficou instalada numa unidade hoteleira e este domingo dirige-se para Santiago de Compostela.

No fim da Missa do Peregrino, na catedral compostelana, ao meio-dia, D. José do Lago irá benzer os Citroën “Dois Cavalos” e seus derivados (Dyane, Mehari e Ami) que participam no passeio.

Dando cumprimento ao seu Calendário de Atividades para 2023, a Bicavalaria do Minho também realizou a atividade “Cavalgando na EN 222”, de 30 de abril a 1 de maio. Durante três dias estes carros deram um colorido fantástico a esta notável estrada nacional, que tem o rio Douro por eterna companhia. Com a partida de Braga às 9h00 de sábado, e início da EN 222 em Gaia (KM 0), o grupo almoçou em Cinfães e jantou e dormiu na Régua. 

No domingo almoçou em S. João da Pesqueira, fechou o percurso em Almendra (KM 226) e jantou e dormiu em Foz Côa. O passeio foi considerado um êxito pelos participantes.

Já antes, em março e abril a Bicavalaria do Minho tinha realizado dois passeios: o primeiro foi a Boticas, apelidado de “Ataque ao Cozido”, e o segundo a Amarante, designado o “Ataque ao Anho”. Ambos as atividades foram muito participados e em ambos os casos foram precedidos de visitas culturais, em Boticas ao Centro de Artes Nadir Afonso, e em Amarante ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso.