Duas dezenas de utentes da APPACDM de Braga foram contemplados hoje com um passeio de aeronave, numa ação solidária organizada pelo Aero Club de Braga e patrocinada por um grupo empresarial bracarense.
Ao todo foram realizados dez voos com um pequeno avião, a partir do Aeródromo de Palmeira, de cerca de 15 minutos cada, levando a bordo dois tripulantes e dois utentes daquela instituição.
A aeronave sobrevoou parte do vale do Cávado e da cidade de Braga, proporcionando uma experiência única e inesquecível a estas pessoas com necessidades específicas, que ainda não tinham tido a oportunidade de voar.
No final do primeiro voo de batismo, o Francisco e o Nuno não esconderam o entusiasmo, a alegria e a emoção que sentiram durante este passeio aéreo, comandado pelo presidente do Aero Clube de Braga, Manuel Cruz Costa.
«Estou muito contente, voar é mesmo bom», disse o Francisco, natural de Braga.
Do que mais gostou foi das paisagens e de ver o estádio municipal e o rio Cávado das alturas. Questionado se sentiu algum medo durante o voo, respondeu que não. «Senti foi uma boa sensação», afirmou.
Para o Nuno, esta experiência «foi muito fixe». O jovem referiu que apreciou tudo o que observou, mas que sentiu uma emoção especial quando viu do alto a vila de Prado, sua terra natal.
Com 88 anos de existência, o Aero Club de Braga dedica-se sobretudo à formação aeronáutica, mas a vertente social e solidária também tem lugar de destaque na sua atividade. Ao longo do ano, a instituição realiza várias ações solidárias sobretudo para os mais desfavorecidos e pessoas com deficiência como foi o caso da iniciativa de ontem.
«Nesta ação contamos com o apoio do Grupo Bernardo da Costa. É com patrocínios como este que conseguimos proporcionar momentos de alegria a mais jovens, a mais utentes de instituições. E a alegria que eles demonstram enche-nos de satisfação», disse o dirigente.
O CEO do Grupo Bernardo da Costa também esteve presente na ação e acompanhou as movimentações no Aeródromo, mostrando a sua proximidade aos utentes.
«Este evento enche-nos o coração porque podemos proporcionar uma alegria a estes jovens da APPACDM que infelizmente se vêem privados de muitas oportunidades que todos nós damos por adquiridas», disse Ricardo Costa.
Segundo o empresário, as ações solidárias fazem parte da essência do grupo que dirige, dentro daquela que é a sua responsabilidade social perante a comunidade.
«O que estamos a fazer é devolvermos à sociedade aquilo que a sociedade ao longo destes 66 anos de história da empresa nos ajudou a conquistar. Não podemos estar desatentos às carências nem ser alheios a estas diferenças que existem na sociedade», acrescentou.
Estes utentes da APPACDM-Braga vieram das várias valências da Instituição, nomeadamente Lares e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, instalados em S. Lázaro, Fraião, Lomar, Gualtar, Esposende, Famalicão e Vila Verde.
O presidente da Direção, Bruno Ramos, referiu que estes «momentos de alegria e felicidade» vão ficar na memória destes jovens que, embora tenham limitações, e alguns deficiência profunda, também gostam de se divertir. Estas ações acabam também por contribuir para a sua auto-estima e autonomia, além de permitirem que eles saiam da instituição, principalmente os de Lomar que são os mais dependentes.