twitter

Passeio aéreo proporciona momentos felizes a utentes da APPACDM-Braga

Passeio aéreo proporciona momentos felizes a utentes da APPACDM-Braga
Fotografia Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 19 de abril de 2023, às 19:42

Grupo empresarial oferece 10 voos, assegurados pelo Aero Club de Braga

Duas dezenas de utentes da APPACDM de Braga foram contemplados hoje com um passeio de aeronave, numa ação solidária organizada pelo Aero Club de Braga e patrocinada por um grupo empresarial bracarense.

Ao todo foram realizados dez voos com um pequeno avião, a partir do Aeródromo de Palmeira, de cerca de 15 minutos cada, levando a bordo dois tripulantes e dois utentes daquela instituição.

A aeronave sobrevoou parte do vale do Cávado e da cidade de Braga, proporcionando uma experiência única e inesquecível a estas pessoas com necessidades específicas, que ainda não tinham tido a oportunidade de voar.

No final do primeiro voo de batismo, o Francisco e o Nuno não esconderam o entusiasmo, a alegria e a emoção que sentiram durante este passeio aéreo, comandado pelo presidente do Aero Clube de Braga, Manuel Cruz Costa.

«Estou muito contente, voar é mesmo bom», disse o Francisco, natural de Braga.

Do que mais gostou foi das paisagens e de ver o estádio municipal e o rio Cávado das alturas. Questionado se sentiu algum medo durante o voo, respondeu que não. «Senti foi uma boa sensação», afirmou.

Para o Nuno, esta experiência «foi muito fixe». O jovem referiu que apreciou tudo o que observou, mas que sentiu uma emoção especial quando viu do alto a vila de Prado, sua terra natal.

Com 88 anos de existência, o Aero Club de Braga dedica-se sobretudo à formação aeronáutica, mas a vertente social e solidária também tem lugar de destaque na sua atividade. Ao longo do ano, a instituição realiza várias ações solidárias sobretudo para os mais desfavorecidos e pessoas com deficiência como foi o caso da iniciativa de ontem.

 «Nesta ação contamos com o apoio do Grupo Bernardo da Costa. É com patrocínios como este que conseguimos proporcionar momentos de alegria a mais jovens, a mais utentes de instituições. E a alegria que eles demonstram enche-nos de satisfação», disse o dirigente.

O CEO do Grupo Bernardo da Costa também esteve presente na ação e acompanhou as movimentações no Aeródromo, mostrando a sua proximidade aos utentes.  

«Este evento enche-nos o coração porque podemos proporcionar uma alegria a estes jovens da APPACDM que infelizmente se vêem privados de muitas oportunidades que todos nós damos por adquiridas», disse Ricardo Costa.

Segundo o empresário, as ações solidárias fazem parte da essência do grupo que dirige, dentro daquela que é a sua responsabilidade social perante a comunidade.

«O que estamos a fazer é devolvermos à sociedade aquilo que a sociedade ao longo destes 66 anos de história da empresa nos ajudou a conquistar. Não podemos estar desatentos às carências nem ser alheios a estas diferenças que existem na sociedade», acrescentou.

Estes utentes da APPACDM-Braga vieram das várias valências da Instituição, nomeadamente Lares e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, instalados em S. Lázaro, Fraião, Lomar, Gualtar, Esposende, Famalicão e Vila Verde.

O presidente da Direção, Bruno Ramos, referiu que estes «momentos de alegria e felicidade» vão ficar na memória destes jovens que, embora tenham limitações, e alguns deficiência profunda, também gostam de se divertir. Estas ações acabam também por contribuir para a sua auto-estima e autonomia, além de permitirem que eles saiam da instituição, principalmente os de Lomar que são os mais dependentes.