twitter

Nogueira, Fraião e Lamaçães assina protocolo para levar teatro aos jovens

Nogueira, Fraião e Lamaçães assina protocolo para levar teatro aos jovens
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 27 de março de 2023, às 20:43

A Academia Tin.Bra vai ser a responsável pela dinamização das oficinas de teatro

A União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães assinou esta segunda-feira, Dia Mundial do Teatro, um protocolo com a Academia Tin.Bra, os agrupamentos de escolas Alberto Sampaio e Dona Maria II para implementar um projeto de teatro junto do público jovem. O projeto tem o apoio da dst.

Com o nome “dst teatro ao palco na freguesia”, a União de Freguesias tem o objetivo de criar, “a médio prazo”, um grupo de artes performativas local. Destinado a jovens dos 10 aos 15 anos, o projeto vai ter a duração de um ano e apenas terá a interrupção das férias de verão.

A Academia Tin.Bra vai ser a responsável pela dinamização das oficinas de teatro, não apenas para incentivar a “fruição cultural”, mas para que os alunos ponham “a mão na massa”.

Para Maria Torcato, presidente da direção da Tin.Bra, o objetivo é contribuir “para que estas crianças que se inscreveram na oficina de teatro consigam, através destas ferramentas, construir em si uma melhor cidadania” e, assim, sejam pessoas mais interventivas, “criativos na escrita e no pensamento, na ação, na argumentação, na socialização, na integração e na inclusão”.

A também fundadora da associação que suporta a academia lembrou que a lei que regulamenta o ensino articulado do teatro é recente e que esta “aposta” é “excelente” para que “as escolas se abram à sociedade”. “Se depois alguma das crianças quiser fazer do teatro uma profissão, será muito bem-vinda e nós ficaremos muito felizes por, em Braga, termos esta escola”, acrescentou a professora.

José Pinto de Matos, presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, afirmou que o projeto é uma continuação da aposta “na educação e nas artes”, como forma “de trabalhar para um cidadão integral, para a educação integral”.

O autarca declarou que esta parceria a cinco abre a possibilidade de “dinamizar a área das artes teatrais aqui da freguesia, não só a nível da formação, de competências teatrais, mas também de criar o hábito de ir a espetáculos teatrais”, já que o protocolo coloca também como objetivo a apresentação de duas peças.

José Pinto de Matos explicou o convite à dst como natural, dada “a apetência que a dst tem por este apoio” à cultura e às artes. Convite esse que “foi de imediato recebido com entusiasmo”, até por ser na área do teatro.

“A ideia foi levar aos jovens a arte e criar o hábito de se cultivarem através da arte”, acrescentou o autarca.

A conferência de imprensa contou com José Teixeira, da dst, e ainda representantes do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio e do Agrupamento de Escolas Dona Maria II.