twitter

A eleição da proximidade

Esta terça-feira arrancou oficialmente a campanha para as eleições autárquicas. As eleições que ano após ano chamam mais cidadãos às urnas para exercerem o seu direito de voto. Esta é a altura em que avaliamos os últimos 4 anos e preparamos o que virá pela frente.

Os motivos desta adesão são simples – a atividade de um autarca é aquela com quem mais nos identificamos. Estamos a eleger alguém que mora ao “nosso lado”, que enfrenta os mesmos problemas que nós, alguém que, tal como os seus cidadãos, sente a necessidade de um alargamento de uma estrada, de um apoio social ou uma atividade cultural. Estamos a eleger alguém que conhece cada canto da sua freguesia ou município, cada força viva e cada problema.

Nas últimas eleições autárquicas, o distrito de Braga apresentou uma taxa de adesão ao ato eleitoral próxima dos 65%, 10% acima da adesão a nível nacional. Braga foi, a par com Portalegre e Guarda, os distritos com menores taxas de abstenção. 

O Partido Social Democrata teve um papel importantíssimo no passado e terá nas próximas eleições de 12 de outubro. São nove os concelhos de Braga onde se tem feito um excelente trabalho, e nesses concelhos estamos certos de que os cidadãos reforçarão a confiança nos nossos executivos. Esta confiança só é possível graças à proximidade e eficácia dos nossos autarcas.

Ainda assim, existem cinco outros onde queremos marcar o futuro das suas populações. Vemos municípios completamente desgastados, sem resultados e completamente distantes da população. É fundamental apostar em soluções novas, que coloquem fim ao imobilismo e à estagnação. Nestes locais, a Distrital de Braga do PSD apostou nos seus melhores candidatos.

Em Cabeceiras de Basto, chegou a altura de virar a página. O Manuel Teixeira, porque acredita em Cabeceiras, é o candidato da coligação que promete fazer diferente.

Em Fafe, o Rui Novais da Silva tem feito um excelente trabalho como vereador na oposição. Sei que pode fazer melhor como Presidente da Câmara Municipal de Fafe. 

Em Guimarães, o Ricardo Araújo, pela coligação Juntos por Guimarães, apresenta-se como a única alternativa a 36 anos de socialismo. É o único capaz de desenvolver Guimarães, apostando na mobilidade e na habitação para fixação dos vimaranenses na sua terra.

Na Póvoa de Lanhoso, a Fátima Alves encabeça coligação Juntos pela Nossa Terra. Uma equipa renovada e pronta para fazer de verdade.

Em Vizela, apenas uma candidatura será capaz de unir as pessoas e criar futuro. Essa candidatura é a da coligação Mais Vizela, encabeçada pelo Jorge Pedrosa. 

Estes são os projetos de mudança. A alternativa credível para responder aos problemas reais da população. A alternativa que quer apostar em melhores infraestruturas, mais habitação, melhores transportes e mais emprego jovem.

Dia 12, somos todos convocados a participar nas eleições da proximidade. O PSD está – como sempre – pronto.

Paulo Cunha

Paulo Cunha

2 outubro 2025