twitter

D. José Cordeiro preside em Guimarães à Vigília Missionária Arquidiocesana

Fotografia DR

Publicado em 16 de outubro de 2026, às 17:53

Celebração realiza-se este sábado na Paróquia de Brito

A Paróquia de São João de Brito, no Arciprestado de Guimarães e Vizela, acolhe este sábado, dia 17 de outubro, a Vigília Missionária Arquidiocesana, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

A iniciativa assinala o Dia Mundial das Missões e pretende renovar o compromisso missionário dos cristãos, através da oração e da reflexão sobre a missão da Igreja e na sociedade atual.

«Neste 100.º Dia Mundial das Missões, reunimo-nos em oração para renovar o nosso compromisso missionário e recordar que somos chamados a levar o Evangelho a todos, construindo uma Igreja que acolhe, escuta e caminha com cada pessoa», afirma a organização.

Este ano, a Vigília dirige um convite especial aos migrantes residentes em Guimarães, o arciprestado da Arquidiocese, depois de Braga, com maior número de pessoas migrantes, a par de Vila Nova de Famalicão.

Por esse motivo, afirma a organização, «é um lugar particularmente significativo para este encontro de oração, comunhão e partilha».

Esta atenção aos migrantes traduz-se também numa nova colaboração entre  o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga e o Departamento da Mobilidade Humana, que «unem esforços para orientar a sua missão para o acolhimento, a integração e o acompanhamento das comunidades migrantes».

A organização convida toda a comunidade a participar na Vigília Missionária, que tem  início às 21h00 e pretende afirmar uma Igreja de todos e para todos.