O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e o Núncio Apostólico em Portugal, D. Andrés Carrascosa Coso, vão presidir às celebrações que nos dias de amanhã e domingo - 10 e 11 de outubro - assinalam a inauguração do Santuário Eucarístico de Balasar.
Este sábado, dia 10, a partir das 10h00, D. José Cordeiro preside à cerimónia de trasladação dos restos mortais da Beata Alexandrina da igreja paroquial para o novo santuário.
Conforme revelou o Santuário Eucarístico de Balasar, os restos mortais da Beata Alexandrina serão colocados na Capela Tumular que lhe é dedicada no interior do santuário. Serão colocados «numa sepultura rasa situada lateralmente, numa opção que pretende traduzir a simplicidade e humildade que marcaram a sua vida» destaca a nota de imprensa do Santuário.
«De acordo com a vontade expressa por Alexandrina, a sepultura ficará orientada para o Sacrário», e «no pavimento estarão presentes uma cruz e uma coroa de espinhos, bem como a representação de Nossa Senhora, a “Maezinha”», destaca o comunicado.
Acrescenta a informação disponibilizada à imprensa que «a decoração da capela evocará um jardim, com rosas e flores-da-paixão, retomando imagens e desejos presentes nos escritos da Beata».
No domingo, dia 11 de outubro, pelas 16h00, o Núncio Apostólico D. Andrés Carrascosa Coso, preside à cerimónia da dedicação da Igreja e do Altar. D. Andrés preside também à cerimónia de inauguração do Santuário Eucarístico de Balasar.
Considerado «um momento histórico para Balasar e para todos os devotos da Beata Alexandrina», a abertura do novo Santuário «representa um passo muito significativo na vida espiritual de Balasar e de todos aqueles que, seguindo o exemplo da Beata Alexandrina, procuram viver mais profundamente a sua fé e o seu amor a Jesus Eucaristia», destaca o dossiê de imprensa.
Transmissão em direto na televisão e no Facebook
As celebrações de 10 e 11 de outubro, que marcam a trasladação dos restos mortais da Beata Alexandrina e a inauguração do Santuário Eucarístico de Balasar, poderão ser acompanhadas em direto na TV Canção Nova e nas páginas de Facebook do Diário do Minho.
A transmissão televisiva de ambas as celebrações estará disponível na TV Canção Nova, através dos canais NOS 186, MEO 182, Vodafone 187/210 e NOWO 145.
Na internet, será possível acompanhar as celebrações nas páginas de Facebook do Diário do Minho e da Arquidiocese de Braga, nos horários indicados.
Para a Fundação Alexandrina de Balasar, presidida pelo Padre Manuel Casado Neiva, «este novo espaço nasce como lugar de peregrinação, silêncio contemplativo e oração, mas, sobretudo, como lugar de adoração eucarística, onde cada pessoa possa encontrar-se com Jesus, permanecer na Sua presença e deixar-se transformar pelo Seu amor».
A inauguração do Santuário ocorre um dia antes da Festa em Honra da Beata Alexandrina, que se celebra nos dias 12 e 13 de outubro.