twitter

Arquidiocese de Braga convida a celebrar Dia dos Avós e Idosos com gestos de proximidade

Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 18 de julho de 2026, às 12:10

Pastoral da Saúde divulga recomendações do Dicastério para os Leigos, Família e a Vida

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga convida as comunidades paroquiais, movimentos, grupos e demais organismos da Igreja arquidiocesana a assinalarem o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que a Igreja celebra no próximo dia 26 de julho, colocando a proximidade e o acompanhamento dos idosos no centro das iniciativas pastorais.

A partir das orientações divulgadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Pastoral da Saúde Arquidiocesana incentiva as comunidades a promoverem uma vivência concreta deste dia, inspirada no tema escolhido pelo Papa Leão XIV, “Eu de ti jamais me esquecerei” (cf. Is 49,15).

De acordo com o documento pontifício, divulgado pelo coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga, o padre Jorge Vilaça, a edição deste ano do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende reforçar a atenção aos idosos que vivem em situação de maior vulnerabilidade, particularmente aqueles que vivem sozinhos, residem em lares ou não recebem visitas.

«Convidamos as comunidades paroquiais e diocesanas a terem um cuidado especial para com aqueles que vivem sozinhos, aqueles que passam os seus dias em casas de repouso e aqueles que não recebem visitas. Que o Dia seja uma oportunidade concreta para todos — e especialmente para os mais jovens — saírem para encontrar os seus avós, os idosos das suas famílias e, acima de tudo, aqueles que não têm ninguém ao seu lado», lê-se no documento.

As indicações pastorais propõem que a celebração se organize em torno de dois gestos fundamentais: a celebração da Eucaristia dedicada aos avós e idosos e a visita aos idosos que vivem em situação de isolamento.

Na Catedral de Braga, a Eucaristia dedicada aos Avós e Idosos é celebrada às 11h30, presidida pelo Bispo Auxiliar D. Nélio Pita, Vigário Episcopal para os Leigos, a Família e a Vida.

O Dicastério incentiva ainda as comunidades a envolverem os jovens na preparação da jornada, promovendo encontros intergeracionais, momentos de convívio, recolha de testemunhos de vida e campanhas nas redes sociais com a hashtag #NonnieAnziani, reforçando a ligação entre gerações.

No âmbito da celebração litúrgica, recomenda-se que uma das missas de domingo seja especialmente dedicada aos avós e aos idosos, garantindo, sempre que possível, transporte para aqueles que tenham dificuldades de mobilidade.

Dia deve ser celebrado também em hospitais e lares 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida sugere também a realização de celebrações em hospitais e estruturas residenciais para pessoas idosas, nos dias anteriores ou seguintes ao dia 26 de julho.

A coleta de oferendas das missas pode ser dedicada ao apoio a projetos em favor de idosos em situação de pobreza.

As comunidades locais devem ainda incentivar a participação dos idosos nos sacramentos, nomeadamente na Eucaristia e na Reconciliação.

Para a celebração deste dia, o Dicastério disponibiliza ainda a oração oficial, o logótipo e o Kit Pastoral.

Instituído pelo Papa Francisco em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos celebra-se sempre no domingo de julho mais próximo da memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. A iniciativa pretende sensibilizar a Igreja e a sociedade para o valor insubstituível dos idosos como guardiões da memória, testemunhas da fé e protagonistas da vida das comunidades cristãs.

Na mensagem que inspira a edição deste ano, o Papa Leão XIV recorda que o amor de Deus nunca esquece ninguém e convida toda a Igreja a transformar a proximidade, a visita e a escuta dos idosos numa prática permanente, para além da celebração anual deste Dia Mundial.