A Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, promove, no próximo dia 25 de junho, um concerto comemorativo da Batalha de São Mamede, integrado no 2.º ciclo de concertos do Grande Órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e nas comemorações do Dia do Município e do Dia Um de Portugal.
O destaque do programa será a apresentação da Missa em Si menor BWV 232, de Johann Sebastian Bach, considerada por muitos especialistas como uma das mais importantes obras da história da música.
O concerto decorrerá na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, a partir das 20h30, estando a interpretação a cargo do prestigiado Ludovice Ensemble e da Academia Ludovice 2026, reunindo dez solistas e uma orquestra de instrumentos históricos. A direção artística e a organização do projeto são da responsabilidade do musicólogo e maestro Fernando Miguel Jalôto.
A iniciativa insere-se na valorização do património musical e litúrgico da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, proporcionando ao público a oportunidade de escutar uma das obras-primas do reportório sacro ocidental num espaço de elevado significado histórico e cultural.
A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio do bilhete. Os ingressos podem ser reservados através do contacto telefónico 939 588 473, na secretaria paroquial ou na entrada da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, diariamente entre as 10h00 e as 18h00.
Além do concerto principal, o programa comemorativo inclui um ensaio aberto ao público, no dia 24 de junho, às 17h00, com entrada livre, que permitirá aos interessados acompanhar de perto o trabalho de preparação dos músicos.
De manhã, às 11h30, será celebrada uma Eucaristia solene comemorativa do Dia Um de Portugal, animada pelo Ludovice Ensemble e pela Academia Ludovice 2026.