twitter

Paróquia de Tadim celebra amanhã a Festa de Nossa Senhora das Candeias

Fotografia DR

Publicado em 01 de fevereiro de 2026, às 17:12

Bênção das velas, às 05h30, abre as festividades

A paróquia de São Bartolomeu de Tadim, no concelho de Braga, celebra amanhã, dia 2 de fevereiro, a Festa de Nossa Senhora das Candeias. 

Segundo o pároco João Torres, trata-se de «uma devoção com mais de 136 anos de história, que continua a mobilizar, todos os anos, centenas de fiéis provenientes de toda a freguesia e de vários pontos do concelho».

«Marcada por uma espiritualidade simples e profundamente enraizada na tradição cristã», segundo o sacerdote, esta festa religiosa realiza-se na Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Tadim, e tem como momento central a bênção das velas, agendada para as 05h30 da manhã. Após este rito simbólico, terá lugar a procissão das velas em direção à igreja paroquial, onde será celebrada a Eucaristia solene. Durante a tarde, pelas 15h00, os fiéis são convidados a participar na recitação do terço, seguida de uma reflexão mariana, novamente na capela.

Em comunicado enviado ao Diário do Minho, João Torres refere que «a Capela de Nossa Senhora das Candeias é um pequeno templo de origem incerta, cuja construção se estima ter ocorrido entre os séculos XVI e XVII, embora não existam registos documentais precisos. Em 1947 foi alvo de algumas obras, sem grande rigor histórico quanto à sua intervenção. Em 2025, o edifício foi sujeito a uma profunda restauração, devolvendo-lhe dignidade patrimonial e condições adequadas à vivência do culto».

A devoção a Nossa Senhora das Candeias tem origem bíblica na festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e na Purificação de Nossa Senhora, celebrada quarenta dias após o Natal. «Segundo a tradição judaica, este período marcava o fim do tempo de purificação da mulher após o parto, permitindo-lhe regressar ao templo. A festa cristã retoma este simbolismo, centrando-se na luz como sinal de Cristo, “luz das nações”, e de Maria, que O apresenta ao mundo», refere o comunicado. A vela representa Cristo, luz que ilumina as trevas, consola na dor e orienta nos momentos decisivos da vida.