twitter

Governo mantém este ano apoio de 15 euros na compra de gás de garrafa

Governo mantém este ano apoio de 15 euros na compra de gás de garrafa
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 29 de janeiro de 2026, às 14:57

No âmbito do programa "Botija Solidária"

O Governo vai manter este ano o apoio de 15 euros à compra de gás de garrafa, prolongando o programa “Botija Solidária”, cuja dotação máxima global será de 2.065 milhões de euros, segundo um despacho publicado hoje.

“A conjuntura […] mantém-se inalterável no início de 2026, e perante um cenário de instabilidade e dos elevados preços do GPL, mantém-se também o compromisso de apoiar os consumidores mais vulneráveis e de promover políticas sustentáveis de combate à pobreza energética”, lê-se no texto do despacho n.º 1016/2026, publicado hoje em Diário da República.

Nos termos do diploma, que aprova o regulamento do Apoio Extraordinário e Excecional “Botija de Gás Solidária” para este ano, o prolongamento deste programa será previsto no despacho que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para 2026, com uma dotação máxima de 865.000 euros.

A este valor acresce, contudo, o saldo do programa relativo a 2025, no valor de 1,2 milhões de euros, elevando assim a dotação máxima global do “Botija Solidária” este ano para 2,065 milhões de euros.

O apoio destina-se à aquisição de gás de petróleo liquefeito (GPL) em garrafa, por beneficiários da tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas e ascende a 15 euros por garrafa, num máximo de duas garrafas por mês e 12 garrafas anuais.

No texto do despacho hoje publicado – assinado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e que entra em vigor na sexta-feira – o Governo justifica o prolongamento do “Botija de Gás Solidária” com a permanência, este ano, da situação de “instabilidade do setor energético, pela conjugação de vários conflitos geopolíticos internacionais, a qual refletiu um aumento significativo no preço da garrafa de GPL”.