twitter

Pastoral da Cultura de Braga realiza conferência sobre ética na era digital

Fotografia

Publicado em 29 de janeiro de 2026, às 12:25

Conferência é orientada pelo filósofo Artur Galvão

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga promove amanhã, 30 de janeiro, a segunda sessão do Ciclo de Conferências “A Pessoa no Centro: Desafios Éticos do Século XXI”, dedicada ao tema  “Ética na Era Digital”.

A conferência decorre às 21h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, e será proferida pelo filósofo Artur Galvão. 

A participação é gratuita, mas requer inscrição, através de formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqCoW7ocwUsdBpYwddq9yGfE74oWjBrwvwZYBpbWKC0QtFjQ/viewform).

A sessão propõe uma reflexão sobre os desafios éticos colocados numa sociedade marcada cada vez mais pela digitalização, pela inteligência artificial e pela conectividade permanente, questionando de que forma é possível manter a dimensão humana e ética no centro das decisões individuais e coletivas.

Artur Galvão é professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP Braga. É membro da Direção da Revista Portuguesa de Filosofia e integra o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos.

Este ciclo de conferências é composto por cinco sessões, reunindo especialistas de diferentes áreas do saber, com o objetivo de promover  uma reflexão sobre os principais desafios éticos da atualidade.

Após a sessão dedicada à ética digital, o ciclo prossegue no dia 13 de fevereiro com uma conferência  dedicada à “Ética e Ecologia”, apresentada pela teóloga Isabel Varanda, centrada no cuidado da casa comum.

No dia 20 de fevereiro, D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, abordará o tema “Ética e Justiça Social”, refletindo sobre o indivíduo, a comunidade e a justiça social perante fenómenos como a exclusão e a desigualdade.

O ciclo encerra com a conferência “Ética e Economia”, conduzida pelo economista Manuel Caldeira Cabral, antigo ministro da Economia, que analisará a relação entre economia, trabalho e bem comum ao serviço da justiça social.

A iniciativa teve início no passado dia 23 de janeiro, com uma conferência do médico António sarmento, dedicada ao tema “Ética e Medicina”.

Todas as sessões  decorrem às 21h00.