twitter

Dioceses refletem sobre implicações pastorais do Sínodo na Igreja em Portugal

Fotografia Ricardo Perna

Publicado em 07 de janeiro de 2026, às 17:04

II Encontro Sinodal Nacional terá lugar em Fátima no dia 10 de janeiro

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove em Fátima, no próximo sábado, 10 de janeiro, o II Encontro Sinodal Nacional, para refletir sobre as implicações pastorais do processo sinodal na Igreja em Portugal.

Com o tema “Da escuta à missão: espiritualidade sinodal e implicações pastorais”, o encontro reunirá, no Centro Pastoral Paulo VI, bispos e representantes das equipas sinodais e organismos de participação das dioceses de todo o país, bem como representantes da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) e dos serviços e organismos da CEP. 

O objetivo é «aprofundar a receção do Documento Final do Sínodo e discernir as suas implicações pastorais concretas no contexto da Igreja em Portugal», precisa uma nota da CEP.

Os trabalhos têm início às 10h00, com um momento de oração, ao que se segue a intervenção de abertura de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal, e uma reflexão de D. Virgílio Antunes, vice-presidente, sobre a espiritualidade sinodal e as suas implicações pastorais.

Após esta palestra, haverá um momento de escuta, durante o qual cada Diocese irá partilhar como tem vindo a implementar o Documento Final do Sínodo, apontando iniciativas em curso, dificuldades encontradas e sinais positivos emergentes neste caminho de renovação sinodal.

Durante tarde, os participantes irão trabalhar em grupos, segundo o método da “conversação no Espírito”, refletindo sobre a questão: “Que Igreja somos chamados a ser a partir da conversão no Espírito?”, «incidindo nas implicações e transformações pastorais decorrentes do processo sinodal». 

As conclusões dos grupos serão depois apresentadas em plenário, cujo início está marcado para as 16h00.

O encontro termina com a apresentação das conclusões e das propostas da Equipa Sinodal da CEP para a continuação do processo sinodal, seguindo-se as palavras finais e a oração de encerramento.

O II Encontro Sinodal Nacional insere-se no calendário divulgado pela Secretaria Geral do Sínodo para a implementação das orientações do Documento Final do Sínodo “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Até ao final de 2026 está previsto decorrerem os percursos de implementação. Para 2027 estão apontadas as assembleias de avaliação a nível diocesano e nacional e em 2028 serão realizadas as assembleias de avaliação continentais, culminando o processo na Assembleia Eclesial, no Vaticano, em outubro desse ano.