O Grupo Coral da Paróquia de Santa Maria de Palmeira, no Arciprestado de Braga, promove este domingo, dia 28 de dezembro, uma homenagem ao seu fundador e primeiro maestro, o padre Sebastião Ferreira de Faria, S.J, por ocasião do primeiro aniversário da sua morte.
A iniciativa pretende assinalar, de forma pública e comunitária, o profundo reconhecimento pela dedicação de toda uma vida do sacerdote jesuíta à música litúrgica e ao serviço pastoral da Paróquia de Palmeira.
O padre Sebastião Faria foi maestro do Grupo Coral durante mais de quatro décadas, entre 1983 e 2024, deixando uma marca indelével na formação musical, espiritual e humana de várias gerações de coralistas.
O programa tem início às 15h30, na igreja paroquial de Palmeira, e inclui um concerto coral e a apresentação do livro “Memórias que fazem caminho”.
A obra reúne testemunhos de atuais e antigos coralistas que, ao longo dos anos, foram orientados pelo padre Sebastião Faria. O livro é uma edição do Grupo Coral de Palmeira, coordenada por Leonor Cruz, atual maestrina do coro, e por Conceição Cardoso.
No concerto participam os grupos corais das paróquias de Palmeira, de São Paio de Merelim (Braga), da Lage e de Soutelo, estas duas últimas pertencentes ao Arciprestado de Vila Verde. Todos estes coros partilham o facto de terem beneficiado, durante várias anos, da colaboração, do acompanhamento e dos ensinamentos do pade Sebastião Faria.
A homenagem termina com um lanche-convívio entre os grupos participantes e a comunidade paroquial, com bolo, chá e café, durante o qual será projetada uma apresentação evocativa da vida, da obra e do legado do sacerdote.
Nascido na freguesia de Areias, em Santo Tirso, a 23 de janeiro de 1932, Sebastião Ferreira de Faria entrou na Companhia de Jesus a 7 de setembro de 1949, no Convento de Santa Marinha da Costa, em Guimarães.
Estudou Humanidades em Soutelo (de 1951 a 1953) e licenciou-se em
Filosofia na Pontifícia Faculdade de Filosofia de Braga, em 1956. Após o Magistério no Colégio da Imaculada Conceição em Cernache, Coimbra, durante três anos, estudou Teologia, durante quatro anos, em San Cugat del Vallés (Barcelona), onde foi ordenado sacerdote a 30 de julho de 1962.
Grupo Coral de Palmeira homenageia o padre Sebastião Faria, com livro e concerto
Fotografia
DR
Francisco de Assis
Jornalista
Jorge Oliveira
Jornalista
Publicado em 26 de dezembro de 2025, às 20:42