A peregrinação jubilar do Arciprestado de Vieira do Minho à Sé de Braga, este domingo, foi um «sinal claro de fé e desejo de conversão», refletindo a «vitalidade» das comunidades paroquiais, disse o arcipreste, o padre Albano Jorge da Costa.
O sacerdote agradeceu «de coração» a presença de todos os peregrinos - cerca de 700 das 22 paróquias do Arciprestado, bem como a do Arcebispo de Braga, que presidiu á Eucaristia, e das demais autoridades eclesiásticas e civis.
A peregrinação iniciou-se na Igreja de São Paulo com uma oração e a entoação do Hino do Jubileu, ao que se seguiu a procissão até à Sé Catedral, debaixo de chuva, o que não impediu a participação numerosa de fiéis de Vieira do Minho.
O arcipreste manifestou a sua alegria pela forte adesão de peregrinos de Vieira o a este «dia de festa, em «comunhão com a Arquidiocese de Braga na Igreja Mãe», a Sé Primacial.
«Somos o Arciprestado com menos gente, mas, graças a Deus, as pessoas aderiram, os párocos trabalharam e prepararam bem esta peregrinação que aconteceu num domingo importante para a Igreja, a solenidade de Cristo Rei e Dia Mundial dos Jovens», afirmou, destacando a presença de um número considerável de jovens e de escuteiros.
Numa mensagem de esperança, o padre Albano da Costa expressou o desejo de que este ano jubilar «revigore e aumente a fé» nas comunidades, no caminho para o próximo grande jubileu, em 2033, quando a Igreja celebrará os dois mil anos da Ressurreição de Jesus - um acontecimento «muito importante, que convoca a levar a Jesus a todos».
A Eucaristia na Sé foi celebrada em sufrágio pelos Arcebispos falecidos, pelos sacerdotes naturais de Vieira já falecidos, pelos párocos que serviram no Arciprestado e por todo o Povo de Deus que caminha em Vieira do Minho.
A celebração foi solenizada pelo Grupo Coral do Divino Salvador de Rossas, dirigido por Catarina Bouças e composto na sua maioria por jovens, alguns deles instrumentistas.
O Município de Vieira do Minho esteve representado pelo presidente da Câmara Municipal, Filipe Oliveira, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Lobo Gonçalves, e os vereadores Pedro Pires e Ana Ribeiro.