O Centro de Espiritualidade e Cultura - Casa da Torre, em Soutelo, Vila Verde, promove no próximo fim de semana, 22 e 23 de novembro, um simpósio dedicado ao legado inaciano do Papa Francisco, o primeiro pontífice da história da Igreja.
A iniciativa reúne especialistas, membros da Companhia de Jesus e participantes da família inaciana para refletir sobre o impacto espiritual, pastoral e cultural do pontificado.
O encontro propõe uma leitura aprofundada da influência da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola no ministério de Francisco, bem como dos caminhos que o seu ministério abre para a missão da Igreja.
Organizado pela Companhia de Jesus, o simpósio conta com palestras, momentos de reflexão pessoal, debates plenários e uma visita guiada à “Braga Inaciana”, além de celebrações litúrgicas e um concerto.
O evento dirige-se à comunidade que habitualmente participa nas atividades da Casa da Torre, mas está aberto a todos os interessados.
Uma nota enviada à imprensa, assinada pelo padre Francisco Cortês Ferreira, SJ, sublinha que olhar para o legado inaciano do Papa Francisco «não é uma viagem nostálgica ou um apego saudosista a um Papa “nosso”, mas antes «um exercício de responsabilidade: tirar proveito dos desafios que a vivência inaciana do mais alto ministério da Igreja nos deixou, para o futuro».
A nota aponta ainda o desafio dirigido à família inaciana: «Como é que nós, família inaciana, vamos aproveitar o estímulo do magistério de Francisco? Cabe-nos agora refletir e viver o enriquecimento inaciano que nos pode continuar a vir do seu ensino e do seu exemplo. Sempre para o maior serviço da missão de Cristo e para a maior glória de Deus».
O programa de amanhã está organizado em torno de três eixos temáticos. O primeiro centra-se na “Sinodalidade e Alegria” com uma leitura inaciana do magistério de Francisco sobre a Igreja e a santidade, apresentada, a partir das 10h00, pelo padre José Frazão, SJ, com resposta de Anabela Carneiro, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
Após o almoço, pelas 14h30, será aprofundado o tema “Vida Familiar e Ecologia Integral” numa leitura inaciana do magistério de Francisco sobre a harmonia e equilíbrio de vida na relação com as coisas, o tempo, os outros, a criação e Deus, apresentada por Joana Rigato e resposta de Carlos Carneiro, SJ.
Por fim, será abordado o tema “Política e Vida Pública”, num olhar inaciano sobre o compromisso político, a solidariedade, a paz e o bem comum, conduzido por José Souto Moura, com resposta do padre Nelson Faria, SJ.
Cada tema integra momentos de apropriação pessoal e em pequenos grupos, seguidos de plenários com perguntas dos participantes. O dia termina com uma síntese final do padre Hermínio Rico, SJ, e um corcerto pelo jesuíta Duarte Rosado.
No domingo, o programa prevê uma visita guiada à Braga Inaciana (9h00), seguida da celebração da Eucaristia, na Casa da Torre em Soutelo, e almoço.