Realizou-se ontem, no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, a Recoleção do Clero, reunindo cerca de 40 presbíteros para uma reflexão centrada nos desafios contemporâneos da comunicação na vida da Igreja.
O encontro foi orientado por Rita Carvalho, diretora do Ponto SJ e responsável pelo Departamento de Comunicação dos Jesuítas em Portugal, que falou ao Clero bracarense sobre o tema “Um modo Inaciano de Comunicar”.
Na sua palestra, a especialista lançou várias intuições sobre a forma como a Igreja deve posicionar-se perante os desafios atuais no panorama comunicacional.
Rita Carvalho alertou, antes de mais, para a importância da comunicação interna na própria Igreja.
Sublinhando que «o todo é superior às partes», advertiu que uma Igreja fragmentada no modo de comunicar corre o risco de ficar «à deriva», enquanto a unidade deve prevalecer sobre o conflito.
A oradora apontou a proximidade, a hospitalidade e a autenticidade como vetores importantes para uma boa comunicação.
Ao abordar o papel dos gabinetes de comunicação, Rita Carvalho lembrou que estes devem ser ajudar a estabelecer o diálogo, pontes entre as partes.
«Um Gabinete de Comunicação é um facilitador de relações. Um relações públicas. Tem de saber escutar, conversar, trabalhar em equipa, manter a calma, trabalhar sobre pressão, ter muito jogo de cintura. Tem de ter a inteira confiança do governo da organização», descreveu.
Depois deste momento de partilha, os presbíteros foram convidados a refletir nas implicações concretas e exigências da atualidade.
Desta reflexão, em pequenos grupos, surgiram algumas questões relacionadas com os meios digitais, nomeadamente sobre o impacto das redes sociais, entendidas como «terra de missão» que aguarda novos e competentes Missionários Digitais.