O Arciprestado de Cabeceiras de Basto assinalou, sábado, o encerramento da Visita Pastoral dos bispos da Arquidiocese de Braga com uma Eucaristia solene na Igreja Paroquial de São Martinho de Arcos de Baúlhe, coincidindo com a festa em honra do padroeiro desta paróquia.
Segundo uma nota enviada ao Diário do Minho pelo padre Rui Filipe Marques Araújo, a Visita Pastoral de D. José Cordeiro, D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita às paróquia de Cabeceiras ficou marcada por momentos de «alegria, união e gestos de forte proximidade espiritual».
«Foram muitos os gestos de carinho que marcaram estes dias. O abraço afetuoso com que os nossos bispos envolveram as comunidades ficará gravado na memória coletiva, não apenas como um gesto humano, mas como expressão da ternura de Deus que continua a caminhar com o seu povo. [...] A presença renovadora dos nossos Pastores foi sentida como um verdadeiro sopro de vida nova para este Arciprestado», afirma o pároco de Arco de Baúlhe.
No sábado, a tarde festiva teve início com a receção aos bispos, animada pelo Grupo de Bombos de Atei, ao que se seguiu a missa com a participação do Clero e de uma assembleia numerosa.
Na homilia, o Arcebispo Metropolita, numa mensagens inspiradora, reafirmou o
apelo central destas visitas: “Levar Jesus a Todos e Todos a Jesus”. Palavras que ecoaram como apelo à missão, à proximidade e à esperança, sintetizando o espírito que orientou todo o percurso pastoral no Arciprestado.
A Eucaristia foi ainda marcada pela entrega da Provisão Canónica dos Conselhos Pastorais Paroquiais, iniciativa considerada um «passo importante para o fortalecimento da vida comunitária e da corresponsabilidade eclesial».
A Arciprestado de Cabeceiras de Basto tornou-se, assim, o primeiro a implementar Conselhos Pastorais em todas as suas comunidades.
Num gesto de gratidão, as comunidades de São Martinho de Arco de Baúlhe,
São Tiago da Faia e Santo André de Vila Nune, em nome de todo o Arciprestado,
ofereceram aos bispos uma pintura a óleo inspirada no ícone das Visitas Pastorais. A obra, representando a figura do Pastor envolvida em raios de sol, foi apresentada como símbolo da luz, paz e esperança que marcaram este percurso conjunto.
Após a Eucaristia, a festa prosseguiu nas instalações da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Baúlhe, onde os fiéis e pastores partilharam uma refeição típica, animada pelo Rancho Folclórico de São Martinho.
O encerramento da Visita Pastoral deixou, segundo a organização, uma marca profunda de renovação espiritual e gratidão, reforçando a continuidade da missão evangelizadora no Arciprestado.
A celebração terminou com votos de bênçãos para os três bispos e com a confiança do seu ministério à proteção da Senhora dos Remédios, de São Miguel e de São Martinho.


