twitter

Concerto de João Pedro Pais ajuda obras de reabilitação de capela em Guimarães

Fotografia DR

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 18:55

Datada do século XVI, capela de Nossa Senhora da Conceição é monumento de Interesse Público

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, promove, no dia 6 de dezembro, um concerto solidário com João Pedro Pais, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, com vista à angariação de fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, um imóvel de Interesse Público que remonta ao século XVI.

Neste concerto acústico e intimista, intitulado “Improviso”, João Pedro Pais revisita alguns dos temas mais marcantes da sua carreira, numa abordagem mais simples, próxima da sua essência. No ano em que lançou o seu mais recente álbum de originais, “Amigo Improvável”, o artista promete uma noite de emoções fortes, cumplicidade e partilha com o público vimaranense.

Os bilhetes para o concerto solidário já estão disponíveis na Bilheteira online (https://nsconceicao.bol.pt), lojas FNAC, bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória e Loja Oficina (Rua da Rainha).

Restauro está na última fase

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem levado a cabo diversas iniciativas para executar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Depois da primeira intervenção, estrutural, que inclui a conservação e restauro de telhados, paredes, soalhos, torre sineira, sacristia, um anexo com ligação à capela, bem como o restauro dos painéis de azulejos e dos altares, falta agora concluir a conservação da tribuna, o restauro do órgão ibérico do século XVII e da talha dourada, entre outros trabalhos complementares.

«A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação», sustenta o pároco, o padre Leonel Cunha.

Paróquia continua a precisar de ajuda

O sacerdote explica que o processo de recuperação tem sido um verdadeiro desafio, mas o que parecia uma utopia está a tornar-se uma realidade, com o apoio dos paroquianos, cidadãos em geral e diversas entidades públicas e privadas, entre as quais a Câmara de Guimarães.

«A Capela está na sua última fase de restauro e continuamos a precisar de todos. Continuamos a precisar da mão aberta de cada um, do abraço de todos a este tesouro escondido na periferia da cidade. A quem já contribuiu e abraçou esta causa, o nosso muito obrigado»,  acrescentou.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, classificada património de Interesse Público, é um dos mais antigos templos religiosos de Guimarães, com origens documentadas no início dos século XVI.

Está profundamente ligada a tradições locais como a romaria de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e as Novenas das seculares Festas Nicolinas.