O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, prepara-se para celebrar, no próximo dia 8 de dezembro, a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, uma das datas mais marcantes do calendário mariano.
Preside à Eucaristia solene da festa, na Cripta, às 11h00, o bispo auxiliar de Braga D. Nélio Pita.
Durante a celebração terá lugar a admissão de novos irmãos da Confraria do Sameiro e a investidura de irmãos honorários, adianta a Confraria numa nota à imprensa.
A preparação espiritual para esta solenidade decorrerá através de uma novena, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, com a oração do Terço às 16h15 e a Eucaristia às 16h45, na Basílica do Sameiro.
No dia 7 de dezembro (domingo), serão celebradas Eucaristias na Basílica às 7h30, 9h30 e 11h30. À tarde, haverá a recitação do terço às 16h00, seguida da missa vespertina da solenidade da Imaculada Conceição, às 16h30.
Já no dia 8 de dezembro (segunda-feira), as Eucaristias terão lugar na Cripta às 7h30, 9h30 e 11h00, sendo esta última a celebração principal da festa, presidida por D. Nélio Pita.
À tarde, pelas 15h15, haverá um momento musical e de oração, durante o qual será executado o Hino Akatistos, seguido da Eucaristia às 16h30, também na Cripta.
As confissões decorrerão na Capela da Reconciliação, na Cripta, entre as 8h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 16h30.
A Confraria do Sameiro convida todos os fiéis a participar neste «tempo de graça e fé» através de um programa que «renova a sua profunda devoção a Maria Imaculada».
«Que Maria, Mãe Imaculada, nos conduza a um coração puro e confiante no amor de Deus», acrescenta na nota.
Inscrições para Irmão até dia 20
A Confraria do Sameiro tem abertas as inscrições para a admissão de novos irmãos e irmãs até ao dia 20 de novembro.
Os interessados podem realizar a inscrição através de um formulário disponibilizado no site do santuário (www.santuariodosameiro.pt), onde também estão disponíveis para consulta os direitos e deveres dos membros.
Em alternativa, podem fazer a inscrição presencialmente no Posto de Turismo do Sameiro e na Casa das Estampas.
A candidatura a Irmão ou Irmã está sujeita, conforme previsto nos Estatutos, a aprovação por parte da Mesa Administrativa, órgão que desde finais do século XIX gere o Santuário do Sameiro.