twitter

Diocese de Viana reforça presença no Ensino Superior com atividades ao longo do ano

Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 06 de outubro de 2025, às 19:41

Plano propõe tertúlias, celebrações, serviço de atendimento e experiência missionária

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viana do Castelo apresentou, hoje, com a presença do bispo D. João Lavrador, o seu plano de atividades para o ano académico e pastoral de 2025-2026.

Entre as principais iniciativas anunciadas, no sentido de reforçar a presença da Igreja no mundo do Ensino Superior, contam-se algumas tertúlias a realizar nas diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) ao longo do ano, bem  como celebrações litúrgicas, das quais se destacam a Bênção do Caloiro (no dia 5 de novembro, no santuário da Senhora da Agonia) e a Bênção das Pastas (apontada para 17 de maio), entre outras celebrações a realizar no Natal e Páscoa.

Além disso, o Departamento Diocesano vai criar um serviço de atendimento e acompanhamento espiritual aos estudantes, que irá funcionar, para já, na Escola Superior de Saúde do IPVC, revelou o diretor, o Padre Renato Oliveira. 

Outra das novidades passa por trazer para Viana do Castelo o projeto católico “Missão País”, que está presente já em diversas faculdades e universidades do país. Este projeto, a implementar no IPVC, propõe aos estudantes o desenvolvimento de atividades de missão durante uma semana, em comunidades no território nacional. 

O plano de actividades está alinhado com a carta pastoral do bispo D. João Lavrador para este ano pastoral, “Ser Fermento Evangélico no Mundo”, onde o prelado destaca a importância da presença da Igreja nos diversos ambientes da sociedade, com particular foco no Ensino Superior, a que chama  “Areópago dos Tempos Modernos”.

«Queremos ser fermento evangélico no seio do mundo do ensino superior, quer junto dos estudantes, quer junto dos professores quer junto dos colaboradores, e vamos fazê-lo através da reflexão nas tertúlias, das celebrações litúrgicas, do serviço de atendimento para os estudantes e, assim o esperamos, com o lançamento do projeto Missão País», salientou o diretor do Departamento Diocesano  da Pastoral do Ensino Superior.

A primeira tertúlia está já agendada para o dia 22 de outubro, na Escola Superior de Educação, com o tema  “Arte, Cultura e Espiritualidade”. Segue-se, no dia 17 de novembro, a segunda tertúlia, na Escola Superior de Desporto e Lazer, dedicada ao  tema “Amor, Sexualidade e Relações”, Para 4 de maio de 2026 está agendada uma tertúlia na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com o tema “Ética profissional e valores cristãos”.

 «Nestas e outras tertúlias que possamos fazer vamos procurar mostrar como a fé cristã pode ter alguma coisa a dizer, pode iluminar diversas áreas da vida humana», disse o padre Renato Oliveira. 

O Departamento, que foi reformulado no último ano, conta com um equipa constituída por professores e estudantes de todas as escolas do IPVC.