Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, celebra-se a festa em honra da Beata Alexandrina de Balasar, com o tema «Como Alexandrina, celebrar a alegria e a graça do Jubileu da Esperança».
Este ano, a festa reveste-se de particular significado, uma vez que no dia 12 de outubro terá lugar um momento histórico e de profundo simbolismo espiritual e litúrgico: a bênção e dedicação do altar e do ambão no novo santuário da Beata Alexandrina, ato que será presidido pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
O novo santuário eucarístico dedicado a Alexandrina, salesiana cooperadora, está a ser construído num terreno próximo da igreja paroquial de Balasar, e é já hoje um sinal visível da crescente devoção à beata que marcou profundamente o século XX com a sua entrega total a Cristo e à humanidade sofredora.
A festa tem início no dia 4 de outubro, com o começo da novena preparatória.
O dia 11será dedicado às crianças e adolescentes, numa proposta pensada para envolver os mais novos na vida e exemplo de Alexandrina.
À noite, pelas 21h00, terá lugar a tradicional procissão de velas, que sairá da Casa de Alexandrina em direção ao novo santuário, levando em andor as imagens da Beata Alexandrina e do Imaculado Coração de Maria. Segue-se um momento de Adoração Eucarística, dinamizado pelos jovens, com meditação centrada no Jubileu e no “Ano da Graça do Senhor”.
No dia 12, o santuário fará o acolhimento dos peregrinos a partir das 8h00. Depois oração da manhã, será celebrada, às 10h30, a Eucaristia com a dedicação e bênção do altar e do ambão da nova igreja.
Durante a tarde, a partir das 15h00, haverá Adoração do Santíssimo e meditação com o tema «Como Alexandrina viver a alegria da esperança», culminando com a celebração da Santa Missa às 17h00.
Consagração no dia litúrgico de Alexandrina
No dia 13 de outubro, dia litúrgico da Beata Alexandrina, o programa recomeça com Oração da Manhã às 9h00, seguindo-se, às 10h30, a Missa solene da festa, também presidida por D. José Cordeiro, na qual se irá fazer a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, um gesto de especial significado espiritual.
As meditações ao longo dos dias festivos estarão a cargo do padre Dário Pedroso, e durante todo o dia haverá sacerdotes disponíveis para o Sacramento da Reconciliação.
As celebrações contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, numa atenção à inclusão, e serão transmitidas em direto no site oficial do santuário: www.alexandrinadebalasar.com, permitindo que fiéis de todo o mundo possam unir-se em oração.
A festa em honra da Beata Alexandrina, que se realiza este ano sob o tema do Jubileu da Esperança, assume uma dimensão profundamente eucarística e missionária, inspirada no exemplo da Beata Alexandrina, salesiana cooperadora, que viveu a sua vocação na fidelidade a Cristo e na oferta da sua vida pelos pecadores e pela paz no mundo.