twitter

Arcebispo Metropolita de Braga preside à eucaristia de abertura do novo ano de gestores católicos

Arcebispo Metropolita de Braga preside à eucaristia de abertura do novo ano de gestores católicos
Fotografia Atquivo DM

Publicado em 23 de setembro de 2025, às 22:06

Nova presidente da ACEGE vai estar no encontro do Núcleo do Minho

O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, vai presidir no próximo dia 7 de outubro, pelas 19h00, à celebração eucarística que marca o arranque do novo ano do Núcleo do Minho da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE). A celebração eucarística vai ter lugar na Capela da Imaculada, que integra as instalações do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, na rua de S. Domingos, em Braga.

A celebração eucarística é seguida de um jantar que terá lugar nas instalações da Cooperativa de Solidariedade Social João Paulo II, localizada mesmo ao lado da mais emblemática capela bracarense onde vaio decorrer a eucaristia. O jantar, que vai ficar marcado por algumas intervenções dos responsáveis da ACEGE, é presidido por Patrícia Liz, a nova presidente da Direção Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores.


A participação no encontro de empresários e gestores católicos está sujeita a inscrição prévia no site da ACEGE, estando o formulário de inscrição disponível no link   https://dw0000000cvuheak.my.salesforce-sites.com/FormularioInscricaoEvento?id=a0vQF00000Lf77t&fbclid=IwY2xjawM_jMNleHRuA2FlbQIxMABicmlkETBYb0dVc1hGZjBPNnQ5ZzZDAR5VXGQWkxhcd40DqmcyI9dbcAeyRFcefyJ7FYcohP8kO9k-RsCj_KEfA1WfnA_aem_EkTN-Z2wx5g-X_VwfQ4pqg.
 

Proximidade com a Igreja Católica

A nova presidente da ACEGE, Patrícia Liz, integra a associação católica há 20 anos, fazendo parte do Grupo de Cristo na Empresa. «Neste mandato, queremos ser agregadores e em proximidade constante com as diversas instituições que influenciam o nosso contexto socioeconómico, desde logo com a Igreja, mas também com a academia e as empresas», destaca a presidente dos gestores e empresários católicos.

Acrescenta a responsável que nos propósitos prioritários da Associação Cristã de Empresários e Gestores está também o objetivo de «unir esforços para fazer ressurgir um ambiente de esperança, que nos foque a todos em valores como ética, respeito, verdade, generosidade, justiça… em suma, no amor ao próximo e ao bem comum».

Pilar para os mais desfavorecidos

Patrícia Liz acrescenta que as linhas estratégicas do mandato que lidera até 2029 incluem «agir em prol da sustentabilidade, em todas as suas vertentes». 

Destaca a gestora católica que «a ACEGE deseja continuar a ser um pilar para os mais desfavorecidos, atenta à realidade que enfrentam, ouvindo-os e dando-lhes voz». É que «num mundo empresarial e num mercado laboral cada vez mais complexo», a Associação Cristã de Empresários e Gestores pretende «ser uma referência, encarando os desafios do nosso tempo como uma oportunidade para trazer esperança no meio do desânimo e da desorientação que tantas vezes nos cercam», sublinha.

Patrícia Liz garante ainda  que a instituição que lidera assume-se como «um farol que oriente os jovens no mundo do trabalho».