twitter

Arciprestado de Amares e Terras de Bouro peregrina este domingo à Sé de Braga sob o mote da esperança

Arciprestado de Amares e Terras de Bouro peregrina este domingo à Sé de Braga sob o mote da esperança
Fotografia DR

Redação

Publicado em 09 de março de 2025, às 09:52

A concentração é às 15h00, na igreja de S. Paulo, seguindo-se de depois para a Sé.

Dando continuidade às peregrinações jubilares programadas pela Arquidiocese de Braga, este domingo é a vez do Arciprestado de Amares e Terras de Bouro fazer a sua peregrinação à Sé Catedral, para rezar em união com a Igreja Mãe, sob o signo da Esperança, o grande tema do Ano Jubilar 2025. Ao contrário das outras peregrinações já realizadas, com oração das Vésperas e a Virgem, desta vez, será uma Via Sacra, designada de “Passos de Esperança”, numa celebração presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

A concentração dos peregrinos das 42 paróquias do Arciprestado de Amares e Terras de Bouro está marcada para as 15h00, na igreja de São Pedro e São Paulo, seguindo depois, em peregrinação à Sé Catedral de Braga. A caminhada faz-se em oração e músicas religiosas. 

A escolha da Via Sacra para a celebração tem que ver com o facto deste domingo ser o 1.º primeiro domingo da Quaresma. Em conversa com o Diário do Minho, o padre Tiago Simões Barbosa, arcipreste de Amares e Terras de Bouro explicou que a celebração da “Via Sacra da Esperança” ou “Passos de Esperança”, seguindo os textos as orientações do Santo Padre, que está internado há mais de duas semanas no Hospital Gemelli.

O momento servirá também rezar pela saúde do Papa.

Recorde-se que o Ano Jubilar 2025 tem como tema “Peregrinos de Esperança” e foi iniciado no dia 24 de dezembro 2024. Uma semana depois, todas as dioceses católicas fizeram a sua abertura do Ano Jubilar, procurando  caminhar na esperança, que «nunca desilude». De referir ainda que, mais recentemente, o Papa lançou a sua autobiografia, “Esperança”, o que mostra a importância que Francisco dá ao tema da esperança, sobretudo a esperança cristã. 

Peregrinos vão visitar recantos e tesouro da Sé Catedral de Braga

No final da celebração da Via Sacra, os peregrinos de Amares e Terras de Bouro vão ter oportunidade de visitar os recantos e encantos da Sé Catedral de Braga, nomeadamente as capelas  de São Geraldo e dos Arcebispos, bem como o rico espólio do Tesouro-Museu. Um pequeno incentivo espécie àqueles que se vão deslocar a Braga na Peregrinação Jubilar.

O padre Tiago Simões Barbosa fez saber que todos os peregrinos vão ter uma espécie de guião para, por um lado, participarem ativamente nas celebrações; e por outro, para ficarem com uma recordação da Peregrinação. Ao todo são 42 as paróquias do Arciprestado. 18 de Terras de Bouro e 24 de Amares.