O novo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, toma posse este sábado na Sé Patriarcal. A cerimónia da sua entrada solene decorre no domingo, na igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, segundo informação divulgada pelo Patriarcado.
A posse decorrerá este sábado diante do Cabido da Sé, ou colégio dos consultores. A entrada solene será a primeira missa presidida por D. Rui Valério enquanto patriarca de Lisboa. Ambas as cerimónias serão transmitidas em direto pela televisão (na RTP3 a posse e na RTP1 a entrada solene) e nas redes sociais do Patriarcado e a missa de domingo será também transmitida pela Rádio Renascença, a Rádio Maria e a Rádio Canção Nova, acrescenta a nota do Patriarcado.
D. Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a D. Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade. O Vaticano anunciou, a 10 de agosto, a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança como novo patriarca de Lisboa.
O novo patriarca tem 58 anos e é natural de Urqueira, no concelho de Ourém. Foi ordenado padre em 1991, em Fátima. Torna-se agora o 18.º patriarca de Lisboa. Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
D. Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos dez anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.