twitter

D. Roberto Rosmaninho no S. Bento para presidir à Grande Romaria

D. Roberto Rosmaninho no S. Bento para presidir à Grande Romaria
Fotografia Arquivo DM

Redação

Publicado em 12 de agosto de 2023, às 11:42

Bispo Auxiliar do Porto vai celebrar eucaristia festiva.

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz vai presidir este domingo, dia 13 de agosto, à Grande Romaria de S. Bento da Porta Aberta. O prelado da Diocese do Porto, que foi o anterior presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, cumpre, assim, a promessa que deixou no Santuário, na peregrinação de julho, quando era já conhecida a sua nomeação pelo Papa Francisco para Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

D. Roberto Rosmaninho vai presidir à missa solene em honra de São Bento da Porta Aberta, que está agendada para as 11h30 deste domingo e que vai ser solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta. Além da missão festiva, o programa daquele que é o dia mais importante da Grande Romaria inclui missas às 6h00, 7h30, 9h30, 16h00 e 22h00. A tarde é reservada à atuação de bandas filarmónicas. Para as 17h00 está agendada a exposição e ósculo da relíquia de São Bento, seguindo-se, pelas 18h00, a Majestosa Procissão em honra de São Bento. O programa do dia encerra com um espetáculo de fogo de artifício.

Este sábado, 12 de agosto, o programa da peregrinação é centrado é dominado por uma tarde de lazer e a procissão de velas em união com Fátima, que se realiza às 21h00. Após a procissão de velas, há espetáculo com vários grupos de tocadores de concertinas No Santuário há ainda a celebração da eucaristia às 7h30, 9h30, 11h30 e 16h00.