O primeiro-ministro, António Costa, desejou esta quinta-feira "as maiores felicidades" ao novo patriarca de Lisboa, bispo D. Rui Valério. Deixou ainda "uma saudação especial" a D. Manuel Clemente, que deixa estas funções ao fim de uma década.
"Quero desejar as maiores felicidades ao novo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério", escreveu o chefe de Governo na sua página oficial na rede social X (antigo Twitter). Na mesma mensagem, António Costa deixou também "uma saudação especial" a D. Manuel Clemente "pelo trabalho desenvolvido, nos últimos anos, com a comunidade e toda a colaboração que culminou com a Jornada Mundial da Juventude".
O Vaticano anunciou esta quinta-feira a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a D. Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade. D. Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima. Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
D. Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos dez anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na Internet, informou, entretanto, que D. Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 2 de setembro, sábado, às 11h00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido. A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.