twitter

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação de novo patriarca de Lisboa

Conferência Episcopal congratula-se com nomeação de novo patriarca de Lisboa
Fotografia CEP

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 10 de agosto de 2023, às 11:39

A tomada de posse de D. Rui Valério está marcada para 2 de setembro.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se esta quinta-feira com a nomeação do bispo D. Rui Valério como novo patriarca de Lisboa, “diocese que acaba de viver um dos momentos mais altos da sua história” com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Que D. Rui Valério seja abençoado pela força do Espírito no serviço pastoral a que é chamado como pastor no Patriarcado de Lisboa e que os dinamismos pastorais e espirituais celebrados na JMJ continuem presentes na renovação da Igreja em Lisboa, para que seja cada vez mais sinodal, missionária, evangelizadora e acolhedora de todos”, escreve a CEP numa nota divulgada poucos minutos depois de o Vaticano anunciar a nomeação no novo patriarca. Na mesma nota, a CEP “manifesta todo o seu agradecimento a D. Manuel Clemente pelo contributo notável que teve ao longo destes anos ao serviço do Patriarcado de Lisboa e da Igreja em Portugal”.

D. Manuel Clemente será Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa até à tomada de posse canónica do novo patriarca, que está marcada para 2 de setembro, sábado, às 11h00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido. A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.

O Vaticano anunciou esta quinta-feira a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade. D. Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima. Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.

D. Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.