O padre António Estêvão Fernandes, de 40 anos, da diocese do Funchal, vai exercer funções de reitor do Pontifício Colégio Português em Roma a partir do dia 1 de setembro, anunciou esta segunda-feira a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Em comunicado, a CEP informa que o Dicastério para o Clero confirmou a proposta do episcopado português para a reitoria do Pontifício Colégio Português, um estabelecimento de ensino dedicado à formação de sacerdotes. O padre António Fernandes, atual vice-reitor daquele colégio, vai exercer o cargo por um período de cinco anos e substituirá o padre José Alfredo Patrício, que a pedido do bispo de Lamego regressa a esta diocese para “assumir novos encargos pastorais”.
O futuro reitor do Pontifício Colégio Português teve já “vários encargos pastorais, quer no âmbito de atividades paroquiais, quer no âmbito da Cúria Diocesana” do Funchal. “Em 2017, foi enviado para prosseguir os seus estudos no Departamento de Bens Culturais integrado na Faculdade de História e Bens Culturais da Pontifícia Universidade Gregoriana, onde, atualmente, continua os seus estudos de doutoramento”, informa uma nota da CEP.