twitter

Vinte voos de drones sem autorização identificados no Santuário de Fátima

Vinte voos de drones sem autorização identificados no Santuário de Fátima
Fotografia Renata Rodrigues

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 16 de maio de 2023, às 12:01

Foram também detidas sete pessoas por condução com excesso de álcool durante a operação “Peregrinação Segura 2023”.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou 20 voos de drones não autorizados no Santuário de Fátima. Deteve ainda sete pessoas por condução com excesso de álcool durante a operação “Peregrinação Segura 2023”, que terminou no domingo.

Em comunicado, a GNR refere esta terça-feira que registou 20 voos de drones não autorizados e identificou cinco pilotos. No âmbito da operação que começou no dia 4 de maio e que terminou no domingo, foram fiscalizados 6 054 condutores, detetadas 107 infrações por excesso de velocidade e registados 599 autos de contraordenação.

Na operação foram realizadas 1 420 ações, das quais 535 de apoio aos peregrinos em deslocamento. Foram detetadas 17 pessoas perdidas e posteriormente localizadas, 11 extravios de documentos, dez de carteiras, sendo que nove foram recuperadas e foi ainda identificado um falso mendigo.

Na operação, a guarda intensificou o patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima e apoio aos peregrinos que se deslocaram ao santuário para as celebrações religiosas do 13 de maio. Na nota, a GNR indica que no decorrer da operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal. De acordo com dados do Santuário de Fátima, o evento contou com a presença de cerca de 450 mil pessoas.