A Paróquia de Belinho, arciprestado de Esposende, organiza amanã a Procissão do Senhor aos Enfermos, com o propósito levar a comunhão aos doentes acamados neste tempo pascal.
O cortejo religioso sai às 9h00 da igreja paroquial e percorre a freguesia com as ruas embelezadas com tapetes floridos e serrim pintado, numa extensão de aproximadamente 6 quilómetros, em que também se podem ver representações bíblicas ao vivo.
Através de todos estes trabalhos, preparados ao longo do ano, são retratados quadros alusivos à Eucaristia e à vida de Cristo, mas também alusivos à vivência desta comunidade cristã segundo as propostas da Arquidiocese de Braga.
Nesta festa podem ser também apreciadas cenas da Via Sacra, vistosos arcos de flores naturais e outros trabalhos manuais.
A Procissão decorre até às 13h00, mas a exposição dos tapetes de flores permanece até às 17h00.
A Procissão do Senhor dos Enfermos realiza-se no domingo de Pascoela desde a década de 90 do século XX. Antes, a tradição religiosa era cumprida na segunda-feira de Páscoa.
Os paroquianos dos vários lugares da freguesia começam a preparar o cortejo uns dias antes para que os tapetes floridos estejam prontos manhã cedo.