O Papa Francisco deve ter alta este sábado, de acordo com o porta-voz do Vaticano. A Santa Sé anunciou uma melhoria no estado de saúde do Sumo Pontífice, que foi internado esta quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma bronquite aguda.
Em comunicado, o Vaticano afirmou que o Papa poderia deixar o hospital este sábado “na sequência dos resultados dos últimos exames, desta manhã”.
Francisco está, desde quarta-feira, a ser tratado com antibióticos a uma bronquite, segundo a Santa Sé, que não dado poucos detalhes acerca da condição do Papa. O comunicado adianta apenas que o Santo Padre “passou bem” o dia de quinta-feira, “com uma evolução clínica normal”.
Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, afirma ainda que Francisco jantou pizza esta quinta-feira, junto com os “médicos, enfermeiros, assistentes e o pessoal da Gendarmeria”. Já na manhã desta sexta-feira, o Papa “leu alguns jornais e retomou o trabalho” após o pequeno-almoço.
O Vaticano confirmou a presença do Papa Francisco na celebração do Domingo de Ramos. A eucaristia tem lugar na Praça de São Pedro no dia 2 de abril, às 9 horas (hora portuguesa), e abre as comemorações da Semana Santa.
De acordo com a Agência Ecclesia, já são visíveis os preparativos para esta missa, e o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou esta sexta-feira o livro da celebração. Tal como tem acontecido nos últimos meses, estará presente no altar um cardeal para celebrar a missa, atendendo às limitações de mobilidade de Francisco, causadas por um problema no joelho.
Notícia em atualização