twitter

Vereador José Morais "reforça" importância da Via Mariana para Vila Verde

Fotografia

Publicado em 06 de julho de 2019, às 10:40

Vereador quer mais atenção da Câmara de Vila Verde para esta via no norte do concelho.

O vereador socialista da Câmara de Vila Verde reforçou a importância da Via Marina para o concelho. A propósito da receção de um grupo de peregrinos daquela via na Portela do Vade, José Morais destacou o potencial turístico do percursos que atravessa as terras vila-verdenses. «É um percurso lindíssimo, à disposição dos peregrinos, pronto para ser trilhado, que passa por várias freguesias do Concelho de Vila Verde e é mais um exemplo do potencial turístico que a nossa terra tem», frisou, avançando ainda que «fator de atratividade de pessoas e que ajuda a promover o comércio de zonas como o centro da Portela do Vade». «A autarquia deve promover a correta sinalização do percurso, limpar as bermas e o mato que em alguns casos praticamente impede a passagem e promover o albergue de Goães junto destes peregrinos e da associação Via Mariana Luso-Galaica como ponto de acolhimento e dormida», apontou o vereador, revelando ainda «uma triste sensação».
«A estratégia de desenvolvimento do norte do Concelho de Vila Verde deve estar ancorada no turismo, mas fico com a triste sensação de que ainda há muito para fazer nesta matéria», vaticinou.
A Via Mariana é um percurso pedestre que liga a Basílica do Sameiro - Braga, ao Santuário da Virgem da Barca, em Muxia - Espanha, com passagem por cerca de uma dezena de santuários marianos do Minho e da Galiza num um caminho com 382 quilómetros, “guiado” pelos santuários e desbravado pelo interior profundo e desertificado.  
Autor: Nuno Cerqueira