twitter

Guimarães mostra projeto de canto para crianças em concertos

Guimarães mostra projeto de canto para crianças em concertos
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 29 de abril de 2024, às 18:07

Catânia no Centro Cultural Vila Flor

Dois concertos no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 11 de maio, vão mostrar ao público o resultado do projeto “Cantânia”. Trata-se de um projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, que, ao longo do ano letivo, ensaiaram canções, coreografias e prepararam adereços com a ajuda dos professores na sala de aula.

O projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, o Cantânia apresenta-se no Centro Cultural Vila Flor com o concerto “O Naufrágio”, no dia 11 de maio, com uma sessão às 11h00 e outra às 16h30.

Os dois concertos apresentam uma cantata, um poema lírico transformado em música, que conta a história de um grupo de alunos prestes a fazer a viagem de final de curso num enorme cruzeiro. Biel e Martina, os protagonistas, têm visões opostas sobre a maneira de viajar: ele pensa que é um desperdício de recursos e uma máquina de poluição, mas Martina acredita que são jovens e precisam viver o presente.

De acordo com informação municipal. aquela narrativa da cantata desenvolve-se em torno desta dualidade até que a chegada de uma tempestade fortíssima será o gatilho que os fará perceber que, além de disputas e formas diferentes de pensar, a única maneira de fazer as coisas é fazê-las corretamente, e que a ecologia e o respeito pelo planeta são o melhor que podemos fazer para salvar o mundo.

O Cantânia é um projeto foi concebido e produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona, sendo desenvolvido em Portugal pela Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães, com apoio do Município de Guimarães desde 2017. Ao longo dos anos, segundo os responsáveis, «o Cantânia tem vindo a cimentar a sua posição como uma iniciativa importante de desenvolvimento integral dos alunos entre os 8 e os 13 anos». Mais uma vez, este ano, o espetáculo “O Naufrágio” foi ensaiado ao longo do ano letivo, nas respetivas salas de aula, com a ajuda dos professores. Ao longo do ano letivo, os alunos ensaiaram a cantata com a ajuda dos professores na sala de aula, com o objetivo de promover a música e a cultura junto dos mais novos, através do canto e da participação ativa na criação e preparação do espetáculo final. O projeto tem-se expandido ao longo dos anos, sendo atualmente desenvolvido em diversas cidades, como Barcelona, Madrid, Valladolid, Sevilha, Salamanca, entre outras.