Dois concertos no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 11 de maio, vão mostrar ao público o resultado do projeto “Cantânia”. Trata-se de um projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, que, ao longo do ano letivo, ensaiaram canções, coreografias e prepararam adereços com a ajuda dos professores na sala de aula.
O projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, o Cantânia apresenta-se no Centro Cultural Vila Flor com o concerto “O Naufrágio”, no dia 11 de maio, com uma sessão às 11h00 e outra às 16h30.
Os dois concertos apresentam uma cantata, um poema lírico transformado em música, que conta a história de um grupo de alunos prestes a fazer a viagem de final de curso num enorme cruzeiro. Biel e Martina, os protagonistas, têm visões opostas sobre a maneira de viajar: ele pensa que é um desperdício de recursos e uma máquina de poluição, mas Martina acredita que são jovens e precisam viver o presente.
De acordo com informação municipal. aquela narrativa da cantata desenvolve-se em torno desta dualidade até que a chegada de uma tempestade fortíssima será o gatilho que os fará perceber que, além de disputas e formas diferentes de pensar, a única maneira de fazer as coisas é fazê-las corretamente, e que a ecologia e o respeito pelo planeta são o melhor que podemos fazer para salvar o mundo.
O Cantânia é um projeto foi concebido e produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona, sendo desenvolvido em Portugal pela Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães, com apoio do Município de Guimarães desde 2017. Ao longo dos anos, segundo os responsáveis, «o Cantânia tem vindo a cimentar a sua posição como uma iniciativa importante de desenvolvimento integral dos alunos entre os 8 e os 13 anos». Mais uma vez, este ano, o espetáculo “O Naufrágio” foi ensaiado ao longo do ano letivo, nas respetivas salas de aula, com a ajuda dos professores. Ao longo do ano letivo, os alunos ensaiaram a cantata com a ajuda dos professores na sala de aula, com o objetivo de promover a música e a cultura junto dos mais novos, através do canto e da participação ativa na criação e preparação do espetáculo final. O projeto tem-se expandido ao longo dos anos, sendo atualmente desenvolvido em diversas cidades, como Barcelona, Madrid, Valladolid, Sevilha, Salamanca, entre outras.