A Expolima recebe, entre quinta-feira e domingo, a XXX Feira do Livro de Ponte de Lima, iniciativa promovida pelo Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local A União.
Na edição que assinala três décadas de existência, o certame, ao longo de quatro dias, promete uma programação diversificada para todas as idades, conjugando literatura, música, artes performativas e momentos de convívio.
O objetivo passa por incentivar os hábitos de leitura e promover o contacto direto entre escritores e leitores, através de apresentações de livros, conversas, encontros e outras iniciativas culturais.
A edição deste ano conta com a participação de várias personalidades do panorama cultural e literário nacional, entre as quais Mário Augusto, Toy, Fátima Lopes, Pedro Chagas Freitas, Fernando Hilário, Mariana Mota, Rita Salgueiro, Vanda Pinto e o Centro de Estudos Regionais (CER).
Entre os destaques da programação figuram o recital de poesia e fado “Palavras de Amor”, com a atriz Paula Lobo Antunes e o fadista Jorge Baptista da Silva, o concerto “Sports Sounds”, pela Academia de Música Fernandes Fão, e uma Noite de Fados e Baladas de Coimbra, com João Barreirinhas na guitarra portuguesa, Vasco Rodrigues na viola de acompanhamento e Dario Ribeiro na voz.
As crianças e as famílias terão igualmente um espaço de destaque, com sessões de contos, espetáculos, ateliers criativos, oficinas, apresentações de livros, histórias com música, yoga e outras atividades pensadas para promover o contacto com os livros de forma participativa e divertida.
A XXX Feira do Livro poderá ser visitada de quinta-feira a sábado, entre as 10h00 e a 01h00. No domingo, o evento está aberto das 10h00 às 20h00.