twitter

Guimarães reforça liderança em transparência e ação ambiental

Fotografia DR

Cristiana Barbosa

Publicado em 14 de janeiro de 2026, às 20:22

O município integra, pelo terceiro ano consecutivo, a lista A do CDP, que distingue cidades com elevados níveis de transparência e desempenho na ação climática.

Guimarães voltou a ser distinguida como cidade-líder em transparência e ação ambiental, ao integrar, pela terceira vez consecutiva, a lista A do CDP – Carbon Disclosure Project. Segundo dados divulgados em 2025, o município faz parte de um grupo de 120 cidades a nível mundial e é uma das cinco em Portugal – a par do Porto, Braga, Maia e Matosinhos – a alcançar esta classificação.

A distinção surge no ano em que Guimarães detém o título de Capital Verde Europeia e reflete o compromisso do município com a divulgação ambiental e a implementação de políticas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia Guimarães 2030. Entre os critérios avaliados estiveram a divulgação de riscos e oportunidades climáticas, a existência de um inventário de emissões à escala da cidade e a definição de um plano de ação climática, com avaliação de riscos e metas de adaptação.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, considera que «voltar a liderar na transparência e ação ambiental a nível global é um motivo de grande orgulho», sublinhando que esta distinção «valida, uma vez mais, a transparência e eficácia das políticas municipais implementadas».

O autarca acrescenta que, no ano da Capital Verde Europeia, este reconhecimento demonstra que Guimarães é «um exemplo a seguir, tanto a nível nacional como internacional»