twitter

Centro Escolar da Fogaça vence concurso “Natal Ecológico 2025”

Centro Escolar da Fogaça vence concurso “Natal Ecológico 2025”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2026, às 16:23

Barcelos distinguiu os melhores trabalhos com prémios monetários

O Centro Escolar da Fogaça (1.º ciclo), em Barcelos, foi o grande vencedor do Prémio do Júri da edição de 2025 do concurso “Natal Ecológico”, promovido pelo município, sendo contemplado com 300 euros. 

Na segunda posição ficou o trabalho realizado pela Associação de Pais do Jardim de Infância de Courel, arrecadando 200 euros, enquanto o terceiro posto coube à Escola Básica do 1.º ciclo de Remelhe, que receberá 100 euros. 
Os premiados resultaram da votação de um júri composto por vários departamentos do município de Barcelos. 


Quanto à categoria “Prémio do Público”, cuja votação decorreu online, saiu vencedor o Jardim de Infância de Silveiros, que irá receber um prémio de 100 euros. Os restantes 28 participantes no concurso receberão o prémio de participação no valor de 50 euros.
Os trabalhos elaborados pelos alunos das escolas concorrentes estiveram em exposição no Largo da Porta Nova (Jardim dos Assentos), durante a época natalícia.


Ao todo, participaram no concurso, na edição de 2025 do “Natal Ecológico”, 29 trabalhos alusivos à quadra natalícia, todos eles feitos “com material reutilizado/reciclado” e elaborados por crianças de jardins de infância, alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, IPSS, ensino especial e associações de pais.
Paralelamente à mostra destes trabalhos, no Largo da Porta Nova, os mesmos estiveram em exposição virtual na página de Facebook do município de Barcelos, entre os dias 12 de dezembro e 6 de janeiro.


Em comunicado, a autarquia barcelense dá nota que «este projeto visa estimular e promover a criatividade dos alunos e aguçar a sua consciência ambiental, numa quadra em que, por norma, há maior consumismo e desperdício».