O bairro comercial digital de Paredes de Coura, designado , que vai ser apresentado na quinta-feira, integra mais de 200 empresas que se vão tornar “mais capazes e visíveis digitalmente”, revelou hoje a Câmara Municipal.
O Bairro do Amor-CouraMe5.0 integra as funcionalidades do ‘website’, ‘app’ e marketplace, esta última conta com cerca de 160 estabelecimentos inscritos.
“O lançamento do ‘marketplace’ abre a porta dos pequenos comércios locais à digitalização, cumprindo um objetivo do município”. Estar em Paredes de Coura tem de ser, cada vez mais, poder estar no centro do mundo”, destaca o presidente da câmara, Tiago Cunha, citado numa nota hoje enviada às redações.
O autarca socialista sustenta ainda que, “além de abrir novas oportunidades de negócio, Paredes de Coura também se afirma com o que tem de mais autêntico”.
No lançamento público, que vai contar com a presença de comerciantes e parceiros do projeto, serão reveladas “as funcionalidades do ‘website’, ‘app’ e ‘marketplace’, ferramentas que poderão projetar o comércio courense e seus produtos para qualquer outro ponto do mundo”.
“O ‘website’ e ‘app’ surgem como o principal rosto, onde os utilizadores poderão perceber o que é o Bairro do Amor, conhecer os pontos de interesse do mesmo, os eventos e as notícias mais importantes da região.
É também através destas duas plataformas que os utilizadores poderão aceder ao ‘marketplace’, “o principal eixo do projeto”, onde, para além de informações úteis, podem ser consultados contactos, horários e localização do comércio e serviços do Bairro.
Os “utilizadores poderão ainda agendar marcações e comprar produtos, no comércio e serviços que tenham aderido a esta funcionalidade”.
A “entrega dos produtos será feita em loja, via CTT ou recorrendo aos cacifos digitais – outra das singularidades - colocados na Rua Heróis do Ultramar, na vila de Paredes de Coura”.
Para “os utilizadores que adiram à plataforma e comprem ou façam marcações através dela, o Bairro do Amor tem um sistema de prémios, como ‘merchandising’ ou bilhetes para o cinema, por exemplo”.
O Bairro do Amor, “inicialmente localizado na vila de Paredes de Coura, foi depois aumentado geograficamente, englobando agora empresas de todo o concelho”.
Para além destas plataformas digitais, “o Bairro do Amor proporcionou já um extenso plano de formação aos comerciantes, nas áreas da comunicação, ‘marketing’, vendas, informática e línguas.
O “mobiliário urbano é também outro aspeto importante, com as papeleiras inteligentes, o sensor ambiental e os cacifos digitais já nas ruas, bem como os mupis interativos, a montra digital e os bancos inteligentes a serem preparados para a colocação nas próximas semanas”.