As 14 entidades gestoras das 27 equipas de Sapadores Florestais existentes no distrito de Viana do Castelo vão receber 135 motorroçadoras na segunda-feira, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que entrega os equipamentos.
Segundo o ICNF, a entrega daquele equipamento decorre no âmbito da modernização do equipamento moto manual de apoio aos trabalhos de prevenção contra incêndios rurais no Alto Minho.
Este ano, o concelho de Ponte da Barca foi um dos mais fustigados pelas chamas que afetaram o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) durante 12 dias.
O incêndio começou na noite de 26 de julho no PNPG e entrou em fase de resolução em 04 de agosto.
Segundo o ICNF, as chamas consumiram 5.786 hectares do PNPG, tendo o incêndio atingido uma área total de 7.550 hectares.
A entrega do material às equipas de Sapadores Florestais dos 10 concelhos do distrito decorre na segunda-feira, às 10:30, em Arcos de Valdevez, e este será o primeiro lote a ser entregue no âmbito do reequipamento moto manual do Programa de Sapadores Florestais.
Ao todo, serão entregues 2.060 motorroçadoras, numa ação financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo um investimento destinado a mais de 400 equipas de Sapadores Florestais, contribuindo para o melhoramento e otimização da maquinaria de trabalho e para o reforço da capacidade operacional destas equipas na prevenção da floresta.
A cerimónia deverá contar com a presença do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.