twitter

Ókilo de Esposende inaugura espaço mais amplo

Ókilo de Esposende inaugura espaço mais amplo
Fotografia DM

Publicado em 04 de outubro de 2025, às 17:28

A loja Ókilo, em Esposende, inaugurou este sábado o novo espaço, mais amplo e que inclui um armazém de apoio logístico às restantes unidades da marca.

Marta Carvalho e José Pedro Silva, responsáveis pela loja-mãe e fundadores do conceito que nasceu quase “como uma brincadeira de família”, hoje afirmam a marca como um caso de sucesso nacional e internacional.
“Tudo começou aqui, em Esposende. Foi um projeto que o meu marido começou há cerca de quatro anos e que cresceu connosco e com a nossa família. Hoje já temos lojas fora da União Europeia e uma equipa sólida que trabalha unida”, contou Marta Carvalho.

 

A nova loja, quatro vezes maior que a anterior, reflete não só a expansão do negócio, mas também a filosofia que tem guiado a Ókilo desde o início que é a valorização e reaproveitamento da loiça que seria descartada.
“O nosso conceito assenta na sustentabilidade. Pegamos em artigos que muitas vezes eram considerados desperdício e damos-lhes nova vida, tornando marcas de valor acrescentado acessíveis a todos”, explicou Marta.

 


 

Além da ampliação da área de exposição, o novo espaço foi pensado ao pormenor para oferecer uma experiência mais confortável e familiar. “Queríamos que as pessoas se sentissem em casa. Criámos uma zona de estar, um espaço para as crianças e temos agora dois balcões de atendimento para tornar o processo de compra mais fluido”, referiu José Pedro Silva, acrescentando que “o objetivo é proporcionar uma compra mais cómoda e agradável ao cliente, evitando as longas filas que tínhamos na loja antiga”.

A inauguração, que decorreu esta tarde, contou com casa cheia e a presença de representantes das restantes lojas da marca, incluindo Carlos Santos e Vitória Zambujo (Lisboa) e Rúben Salgado (Algarve). Todos sublinharam o espírito de união que caracteriza a equipa Ókilo.
“Somos uma verdadeira família. Todos participamos nas decisões e partilhamos ideias para melhorar o projeto. Esta nova loja é uma vitória de todos”, afirmou Carlos Santos, responsável pela loja de Lisboa, que destacou ainda a importância de espaços mais amplos para garantir uma maior diversidade de produtos.
Já Rúben Salgado, da loja do Algarve recordou que descobriu a marca como cliente e acabou por se juntar à equipa. “Precisava de loiça para o meu restaurante, conheci o Pedro e acabei por me apaixonar pelo conceito. Levei a ideia para o Algarve e tem sido um sucesso. Os clientes valorizam a qualidade e os preços acessíveis”, contou.


Com lojas em várias regiões de Portugal e na União Europeia, a Ókilo prepara agora a abertura de uma nova loja nos Estados Unidos, em 2026.
“Em Portugal sentimos que já estamos estabelecidos. Agora queremos levar este conceito mais longe, mostrar que é possível dar nova vida à cerâmica e transformar o que era considerado desperdício em algo bonito e útil”, concluiu Marta Carvalho.

 

 

 

Conteúdo Patrocinado.