Os caldos do pote de Sabariz, no concelho de Vila Verde, voltaram a arrastar uma multidão até à festa popular integrada na Rota das Colheitas. A edição deste ano «foi das melhores de sempre», assegura a organização a cargo da Associação Popular e da Junta de Freguesia de Sabariz, com o apoio do Município de Vila Verde.
O recinto da sede da Junta de Freguesia de Sabariz voltou, no último sábado, a ser pequeno para receber a multidão que se deslocou à freguesia propositadamente para provar e se deliciar co os mais de 25 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha. A grande variedade das iguarias, do rabo de boi, à provinciana, da aldeia e à lavrador, mas também de ministros, foi procurada «por gente de todas as idades, de crianças a idosos, oriunda de vários pontos do país e também por muitos espanhóis», ilustrou ao “DM” fonte da organização.
Com efeito, a festa popular dos Caldos do Pote de Sabariz «foi mais um grande sucesso e uma das melhores de sempre», asseguram os organizadores, contabilizando que «foram servidos cerca de 3 mil litros» dos 26 caldos disponíveis para os visitantes. Uma tarefa exigente para os mais de 70 voluntários envolvidos na logística da festa e sem mãos a medir para distribuir pelos comensais os caldos, pataniscas, bifanas, vinhos e outras iguarias gastronómicas.
Este ano, a festa do caldo, «sem varinhas mágicas nem enlatados», estreou também um pote com capacidade para 150 litros, que foi adquirido no comércio de antiguidades e está referenciado como tendo sido usado pelo exército suíço em campanhas. Este juntou-se aos cerca de 30 potes, com capacidade para 30 a 100 litros, que se perfilaram ao longo do recinto da sede da Junta de Sabariz, num serviço ininterrupto que teve início pelas 19h00 e se prolongou pela madrugada, sempre em ambiente festivo. Na preparação de todos os ingredientes e na logística estiveram voluntários, homens e mulheres, de Sabariz e de Vale do Homem.
Sabariz serviu 3 mil litros de caldos do pote a multidão de visitantes
Fotografia
DR
Rui de Lemos
Jornalista
Publicado em 24 de setembro de 2025, às 18:05