twitter

Região dá mais um passo na colaboração para a nova concessão de transportes

Região dá mais um passo na colaboração  para a nova concessão de transportes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de junho de 2025, às 10:13

Autoridades de transportes da região prepraram nova concessão, prevista para 2028.

As Autoridades Intermunicipais de Transportes do Cávado e Ave e a Autoridade de Transportes de Barcelos já têm aprovadas um acordo de colaboração destinado à preparação da contratualização da nova concessão de transportes públicos, prevista para o ano de 2028, foi anunciado.

Segundo uma nota de imprensa, o alargamento deste acordo surge na sequência do Memorando Político assinado no passado dia 17 de janeiro entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e a CIM da Ave, que estabeleceu as bases para uma «cooperação mais robusta e concertada na área da mobilidade entre as regiões envolvidas». «Com estas aprovações, as respetivas Autoridades convergem assim na vontade de preparar, de forma articulada, o planeamento, preparação e contratualização desta nova concessão do serviço público de transporte regular de passageiros», refere o comunicado.

Com esta união será possível «o desenvolvimento de um modelo ainda mais coordenado e que fomenta o trabalho conjunto das estruturas técnicas destas Autoridades e dos municípios delegantes, reforçando-se a capacidade instalada para o planeamento, gestão e acompanhamento da execução contratual, com ganhos em eficiência administrativa, controlo operacional e profissionalização do serviço», acrescenta.

Pretende-se, assim, de acordo com a nota à comunicação Social, «o reforço de uma oferta de transporte cada vez ainda mais alargada, eficiente, integrada e sustentável para os cidadãos que contemplam estas regiões».

As Autoridades Intermunicipais de Transportes do Cávado e Ave e a Autoridade de Transportes de Barcelos assumem «o compromisso de desenvolver soluções concertadas em áreas de interesse estratégico comum no setor do transporte público, através de uma base institucional e política colaborativa, reforçando o trabalho conjunto em benefício de toda a comunidade, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios».

A Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado detém as competências de transporte intermunicipal e inter-regional da respetiva NUT III, bem como das competências municipais de Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

Por seu lado, a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Ave detém as competências de transporte intermunicipal e inter-regional da respetiva NUT IIII, bem como das competências municipais de Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso e Vizela.