twitter

Escolas da CIM do Cávado premiadas nas Olimpíadas de Educação Financeira

Escolas da CIM do Cávado premiadas nas Olimpíadas de Educação Financeira
Fotografia DR

Redação

Publicado em 18 de maio de 2025, às 11:05

Alunos foram desafiados a responder a 60 questões de literacia financeira.

As Olimpíadas de Educação Financeira, inseridas no projeto “No Poupar Está o Ganho” premiaram, a nível municipal, oito turmas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira, informou a instituição supramunicipal.

Aquela competição contou com milhares de alunos de todo o país e os resultados obtidos reforçaram a importância deste projeto. Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, passando por conteúdos sobre gestão do orçamento familiar - com especial destaque para a importância da poupança no contexto familiar e social - sistemas bancários, seguros, economia circular e ética no consumo.

 Segundo a CIM Cávado, os alunos revelaram competências essenciais para uma cidadania financeira mais robusta e informada e oito turmas da região foram premiadas pelo desempenho de excelência evidenciado.

 Assim, nesta edição de 2025, estas foram as turmas da CIM Cávado premiadas: Amares – Escola Básica de Feira Nova – 4.ºE; Amares – Escola Secundária de Amares – 10.ºC; Barcelos – Escola Básica de Pontes, Tamel – 3.º/4.ºJ; Barcelos – Escola Básica de Viatodos – 2V1; Braga – Escola Básica de Gualtar – GUA8; Braga – Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – 2.ºA; Vila Verde – Escola Básica n.º 2 de Vila Verde – T37; Vila Verde – Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva – 4AMC

 De destacar a turma 10.º C da Escola Secundária de Amares, que conseguiu alcançar o 1.º lugar nacional no escalão do Ensino Secundário, registando assim a pontuação mais elevada entre todas as turmas do secundário que participaram a nível nacional.

 As Olimpíadas de Educação Financeira são uma atividade promovida pela CIM Cávado, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, e insere-se na Rede Estratégica para o Sucesso Educativo e Transformador. O projeto proporciona aos alunos - além das competições nacionais - conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática, lúdica e interativa.