As Olimpíadas de Educação Financeira, inseridas no projeto “No Poupar Está o Ganho” premiaram, a nível municipal, oito turmas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira, informou a instituição supramunicipal.
Aquela competição contou com milhares de alunos de todo o país e os resultados obtidos reforçaram a importância deste projeto. Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, passando por conteúdos sobre gestão do orçamento familiar - com especial destaque para a importância da poupança no contexto familiar e social - sistemas bancários, seguros, economia circular e ética no consumo.
Segundo a CIM Cávado, os alunos revelaram competências essenciais para uma cidadania financeira mais robusta e informada e oito turmas da região foram premiadas pelo desempenho de excelência evidenciado.
Assim, nesta edição de 2025, estas foram as turmas da CIM Cávado premiadas: Amares – Escola Básica de Feira Nova – 4.ºE; Amares – Escola Secundária de Amares – 10.ºC; Barcelos – Escola Básica de Pontes, Tamel – 3.º/4.ºJ; Barcelos – Escola Básica de Viatodos – 2V1; Braga – Escola Básica de Gualtar – GUA8; Braga – Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – 2.ºA; Vila Verde – Escola Básica n.º 2 de Vila Verde – T37; Vila Verde – Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva – 4AMC
De destacar a turma 10.º C da Escola Secundária de Amares, que conseguiu alcançar o 1.º lugar nacional no escalão do Ensino Secundário, registando assim a pontuação mais elevada entre todas as turmas do secundário que participaram a nível nacional.
As Olimpíadas de Educação Financeira são uma atividade promovida pela CIM Cávado, em parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, e insere-se na Rede Estratégica para o Sucesso Educativo e Transformador. O projeto proporciona aos alunos - além das competições nacionais - conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática, lúdica e interativa.