twitter

CIM Cávado incentiva gestão sustentável de recursos naturais do território

CIM Cávado incentiva gestão sustentável de recursos naturais do território
Fotografia DR

Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2025, às 09:51

Sessão reuniu cerca de 60 participantes em Vila Verde.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) promoveu, em Vila Verde, o workshop “Soluções baseadas na Natureza (SbN) – boas práticas, desafios e soluções na gestão do território”. Esta inciativa inseriu-se no projeto NBRACER – Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resiliance, financiado pelo Horizon Europe da Comissão Europeia.

O projeto, em desenvolvimento desde 2023, tem organizado diferentes ações de trabalho conjunto, tendo sido este workshop «mais uma oportunidade de conhecimento e partilha de experiências junto de agentes locais, com o objetivo de uma maior aproximação à temática, bem como a abordagem dos desafios inerentes à bacia do rio Cávado», refere uma nota de imprensa. 

A sessão de abertura contou com a presença do secretário executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim. Seguiram-se painéis de exploração focados na região do Cávado, nos desafios climáticos e o papel da SbN no aumento da resiliência climática do território, tema que foi apresentado pela ANCV – Associação Nacional de Coberturas Verdes.

A partilha de experiências e boas práticas das regiões demonstradoras NBRACER, bem como a inspiração das SbN na gestão da água na paisagem rural e exemplos e boas práticas existentes na região da Flanders – Bélgica - e Cantábria – Espanha – foram também momento de atenção através dos testemunhos dos parceiros do projeto, VITO e o Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidade de Cantábria.

Com cerca de 60 participantes, e após abordagem e exploração técnica dos temas, o workshop prosseguiu com uma visita à Ecovia Cávado e Homem.  «Sendo este projeto intermunicipal do território uma infraestrutura verde de valorização e conservação das margens dos rios Cávado e Homem e que incorpora soluções de base natural (SbN), a visita tornou-se numa oportunidade de percorrer o troço de Vila Verde (Mirante – Praia Fluvial do Faial)», explica o comunicado.

«Este é um troço já implementado e consolidado no concelho de Vila Verde, numa experiência de proximidade ao rio Cávado e de todos os elementos e potencialidades ambientais sociais e económicas associadas, nomeadamente na recuperação das galerias ripícolas e da biodiversidade ligada ao ecossistema do Cávado, fortalecendo a resiliência climática e promovendo o desenvolvimento regional sustentável», acrescenta. 

Durante a parte da tarde, o workshop teve uma intervenção mais prática, e entre debates e intervenções mais individualizadas ou em grupo, abordou-se o desenvolvimento da estratégia de capacitação para o Cávado, nomeadamente a capacitação e resiliência climática nesta região, com a intervenção de diferentes parceiros, entre eles a Universidade de Lisboa, Climate-KIC, Wageningen Research e ICLEI Europe Q&A.

A sessão de encerramento ficou a cargo da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.