twitter

Comandante Fernando Vilar – Pieira homenageado em toponímia de Fão

Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2024, às 21:20

Rua inaugurada hoje implicou um investimento de cerca de 150 mil euros.

A Rua Comandante Fernando Vilar – Pieira foi ontem inaugurada em Fão, numa homenagem ao antigo presidente da Junta de Freguesia e comandante dos Bombeiros Voluntários daquela loclidade do concelho de Esposende, que se destacou pelo seu espírito de dedicação, altruísmo e liderança.

«Este ato, mais do que uma cerimónia protocolar que assinala a concretização de uma obra importante para a comunidade Fangueira é, sobretudo, o reconhecimento da responsabilidade que é poder participar na transformação do nosso território e contribuir para o bem-estar de todos, continuando a fazer do nosso concelho um lugar seguro, moderno e inclusivo», assinalou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, numa cerimónia em que familiares, amigos, colegas e população quiseram marcar presença, para prestar homenagem ao comandante Fernando Vilar.

«Não é apenas o nome de uma rua que hoje assinalamos, é também uma forma de perpetuar a memória de um homem que marcou, de forma indelével, a história do concelho de Esposende e, em particular, da freguesia de Fão», salientou ainda, Guilherme Emilio, vincando os traços de caráter que distinguiam o Comandante Fernando Vilar e que levaram a associar o seu nome à toponímia do concelho.

O presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, vincou a faceta bairrista de Fernando Vilar, a quem dedicou a recente decisão de desagregação das freguesias.

«É uma vitória de Fão e sei que Fernando Vilar estará muito feliz com esta decisão», disse Valdemar Faria, lembrando os benefícios que a nova rua confere à freguesia, «em termos de urbanismo e de ordenamento do trânsito, principalmente no verão».

A obra implicou um investimento que rondou os 150 mil euros. Francisco Lima e de João Ferreira deram a área necessária para a obra.

A cerimónia foi precedida por uma missa e a fanfarra dos Bombeiros Voluntário de Fão percorreu o espaço entre a igreja e a nova rua, onde o padre Rui Neiva procedeu à bênção.