twitter

Espaços sagrados do Minho incluídos no ordenamento do Norte

Espaços sagrados do Minho incluídos no ordenamento do Norte
Fotografia Turismo do Porto e Norte

Redação

Publicado em 23 de outubro de 2024, às 09:15

Proposta do Programa Regional de Ordenamento do Território entrou em consulta pública.

Os Sacromontes de Braga e Guimarães na e o Monte de Santa Luzia, em  de Viana do Castelo, são apontados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte como áreas que devem integrar uma Rede Periurbana de Espaços Naturais. A proposta é avançada na proposta de Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Norte, que a CCDR do Norte colocou ontem em consulta pública. 

O documento assume que além do aproveitamento económico, esses espaços devem ser enriquecidos por equipamentos que potenciem o seu «uso recreativo».

Incidindo em todas as áreas de gestão do território do Norte, a proposta do PROT Norte defende um plano para rede regional de estradas e maior uso dos modos suaves, medidas de combate à Escassez de água na região Norte ganha terreno de forma acentuada, um aumento aumentar em 20% área de pinho nas florestas.

«Durante o período de discussão pública, realizar-se-ão diversas sessões públicas na Região Norte. Todos os documentos e informações relevantes poderão ser consultados no Portal Participa», divulgou ontem a instituição presidida por António Cunha, destacando que «a consulta dos documentos também pode ser feita de forma presencial, durante o horário normal de expediente, na sede da CCDR do NORTE, no Campo Alegre».

 Durante o período de consulta pública, os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões, por escrito, no Portal Participa ou através do endereço eletrónico [email protected] e, ainda, por via postal, para a morada: Rua Rainha D. Estefânia, 251, 4150-304, Porto. O PROT territorializa a Estratégia Regional Norte 2030, refletindo uma visão programática com o foco na promoção de ativos e na valorização da diversidade territorial.