twitter

CIM Cávado gere linha de apoio ao empreendedorismo

CIM Cávado gere linha de apoio ao empreendedorismo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de outubro de 2024, às 09:58

Sistema de Incentivos destina-se a micro e pequenas empresas.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) vai gerir o Sistema de Incentivos de Base Territorial para o território da NUTS III Cávado, uma linha de financiamento que visa apoiar ações de empreendedorismo e a melhoria de projetos de micro e pequenas empresas.

Segundo a CIM Cávado, organismo intermédio do Norte 2030, são elegíveis investimentos de pequena dimensão de micro e pequenas empresas para «expansão ou modernização da sua atividade e que contribuam para o emprego e para a modernização e resiliência das economias locais».

Estão contemplados setores como fabricação de equipamentos informáticos, equipamento para comunicações e produtos eletrónicos e óticos, fabricação de têxteis, indústria do vestuário, fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos, e alojamento (apenas em territórios de baixa densidade e para situações de requalificação de unidades previamente existentes, à data da candidatura).

Os investimentos elegíveis vão de 25 mil a 300 mil euros, e o apoio prevê uma taxa de financiamento de 60 por cento para projetos em territórios de baixa densidade e 50 por cento nos restantes territórios.

Publicado ontem no web site do Portugal 2030, o Aviso Sistema de Incentivos de Base Territorial tem uma dotação global de 2.492.678 euros do FEDER e contempla uma dotação específica de 546.195 euros a afetar a territórios de baixa densidade.

O período de candidaturas decorre até às 18h00 do dia 30 de dezembro de 2024. Além de micro e pequenas empresas, podem candidatar-se artesãos e associações que exerçam atividades económicas.

A CIM Cávado vai promover em breve sessões de esclarecimentos sobre o aviso nos seis municípios do território da NUTS III Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde), em datas e locais a anunciar.